Núcleo Cultural na Cidade Industrial de Curitiba registra 12 mil atendimentos à população em 2023

Núcleo Cultural na Cidade Industrial de Curitiba registra 12 mil atendimentos à população em 2023

O Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba na CIC registrou 12 mil atendimentos aos moradores em 2023. As ações incluem cursos gratuitos, campanhas beneficentes, assessoria cultural para projetos e organização e promoção de eventos culturais variados na cidade.

Somam-se ainda ao atendimento geral da FCC, as atividades realizadas no belo e democrático Teatro da Vila e também na Casa da Leitura Paulo Leminski. O Teatro da Vila contabilizou expressivos 14.391 mil atendimentos em 2023, quando completou dois anos de história e funcionamento. A Casa da Leitura registrou aproximadamente mil atendimentos.  

Eventos culturais

O Núcleo Cultural CIC organizou, ao longo do ano passado, 77 eventos culturais. Outubro e novembro foram os meses mais movimentados com 12 e 13 eventos promovidos, respectivamente. A Arte no Parque dos Tropeiros foi um dos eventos de sucesso organizados e promovidos pelo Núcleo Cultural CIC. Gratuito, o evento contou com a apresentação da bateria, execução de samba-enredo, casal mestre sala e porta-bandeira, passistas e cortejo real da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade.

No mesmo espaço também foi promovida a Mostra Cultural Árabe, com exibição do grupo Folclore Árabe Curitiba. O grupo apresentou o espetáculo com Artes Integradas: Teatro, Danças e Musicalidade. O enredo cênico abordou o conhecimento sobre as diversas etnias árabes, entrelaçado com danças, trajes típicos e musicalidade.

Arte e cultura

Ainda na área de cobertura de atendimento do Núcleo Cultural foram realizadas as oficinas gratuitas da Fundação Cultural de Curitiba. Entre elas, a oficina Nosso Canto – O Canto Coral para jovens e adultos. Realizado em parceria pela FCC e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o projeto sociocultural de Arte e Cultura oferece ensino da técnica vocal e prática de canto coral. A oficina é realizada no espaço cultural Teatro da Vila, para público a partir dos 18 anos.

Em 2023, também foram promovidas as Danças Urbanas com o ensino de técnicas e linguagem hip-hop, breaking, popping e outras danças para estimular o condicionamento físico, a criatividade, a expressão corporal e a improvisação dos alunos. As aulas são oferecidas para crianças e jovens, a partir dos 7 anos de idade, também no Teatro da Vila.

Oficinas autossustentáveis

Na agenda de atividades, os moradores da CIC também puderam participar das oficinas autossustentáveis. Foram promovidas as oficinas de História em Quadrinhos, Teatro Infantojuvenil, Teatro Adulto e Ballet. O curso de História em Quadrinhos é realizado todas as sextas-feiras, das 8h às 11h ou das 14h às 17 horas, com classificação a parir dos 8 anos, na Casa da Leitura Paulo Leminski.

A Oficina de Teatro Infantojuvenil é promovida todas as terças-feiras, às 14h30, com classificação dos 7 aos 14 anos, no Teatro da Vila. As aulas ensinam técnicas de expressão corporal, jogos teatrais e improvisações.

A Oficina de Teatro Adulto, também promovida no Teatro da Vila e com a mesma abordagem, ocorre todas as terças-feiras, às 14 horas, com classificação a partir dos 15 anos.

Outro destaque ainda é a Oficina de Ballet promovida todas as quartas-feiras pela manhã, tarde e também noite. As aulas são realizadas no Teatro da Vila e no Auditório da Administração Regional CIC.

No caso das oficinas autossustentáveis, para efetivar a inscrição, pede-se aos participantes a contribuição mensal de R$ 60.

Campanhas solidárias

Entre as campanhas sociais e solidárias, o Núcleo Cultural CIC promoveu as ações Cartela Vazias de Remédios e Lacre Solidário. Ambas as iniciativas atenderam ao Asilo São Vicente com o envio para reciclagem dos produtos recolhidos (cartelas de remédios, lacres de alumínio e tampinhas de plástico) e a troca por cadeiras de rodas, camas e muletas para uso dos internos da instituição beneficente.

Fonte: Prefeitura de Curitiba