Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba comemora 30 anos com exposição no Solar do Barão

Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba comemora 30 anos com exposição no Solar do Barão

O Núcleo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba celebra três décadas dedicadas à educação patrimonial e artística, marcando essa data especial com uma exposição, que terá início na quinta (14/12) na sala de recepção do Solar do Barão.

A exposição revela como, ao longo dos anos, a Ação Educativa foi moldada pelas mãos de muitos, desde coordenadores e orientadores até mediadores, professores, estudantes e visitantes, em um projeto que é essencialmente de pessoas para pessoas. Através de registros, relatos, linha do tempo e fotos de oficinas e mediações, a exposição reconstrói esses anos de história.

O Decreto n° 1442/1993 marca uma nova fase na Ação Educativa, representando a transição que transformou passeios turísticos em experiências pedagógicas e educativas. Equipes de mediadores foram formadas e reestruturadas para atender às demandas da população. O método adotado busca uma educação dialógica e participativa, incentivando o debate crítico sobre o espaço e a arte apresentada. Isso vai além de uma simples mediação e do ensino tradicional, considerando as dúvidas e a realidade do visitante.

Atualmente, o Núcleo formula e conduz visitantes por sete roteiros, abordando diversas temáticas, como contexto histórico, a diversidade religiosa e o Paranismo. Esses roteiros são adaptados de acordo com o público interessado, com visitas previamente agendadas para assegurar que a abordagem seja personalizada e que as atividades planejadas estejam alinhadas com os participantes.

Serviço

Abertura da exposição Ação Educativa 30 Anos

Data e horário: 14/12 às 17h

Local: Solar do Barão – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533

Grátis

Fonte: Prefeitura de Curitiba