Núcleos de Gestão de Pessoal participam de encontros sobre educação previdenciária

Núcleos de Gestão de Pessoal participam de encontros sobre educação previdenciária

 

Gestores e técnicos dos Núcleos de Gestão de Pessoal Central, Educação, Saúde e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) participaram, nesta semana, de reuniões de educação previdenciária organizadas pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), para aprender mais sobre as regras de aposentadoria e saberem as melhores maneiras de orientar os servidores que os procurarem. Houve reuniões nos dias 29 e 30 de agosto.

Os encontros foram realizados na sala de reuniões do Imap e fazem parte dos esforços do IPMC para levar o assunto da previdência a todos os servidores. Os participantes foram instruídos a passar as informações aos servidores e gestores de suas secretarias.

A equipe do IPMC tem visitado secretarias, órgãos e Administrações Regionais para explicar a Lei Complementar 133/2021, que alterou as regras de aposentadoria para os servidores municipais. Os servidores do Legislativo também têm participado de reuniões na Câmara Municipal.

Regras, abono e pensão

Durante os bate-papos, a gerente de Relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, a gerente da Concessão de Benefícios, Fernanda Ferro, e a assessora jurídica do Instituto, Thaís Cecília Lozano Lima, explicaram para os gestores dos núcleos de gestão de pessoal todas as novas regras de aposentadoria, abono de permanência e os assuntos relacionados à pensão em caso de morte do servidor.

Os participantes foram orientados a convidar os servidores de suas secretarias para acompanhar as reuniões virtuais de educação previdenciária, realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, pela plataforma Zoom. A cada encontro, uma regra nova é explicada, e são convidados técnicos de diversas áreas para falarem sobre os demais fatores que envolvem a aposentadoria. No último bate-papo, o tema foi longevidade.

O próximo encontro está agendado para 14/9, às 14h30, e vai explicar as regras de aposentadoria especial, as que se aplicam às pessoas com deficiência. Para participar, o servidor deve acessar a aba de educação previdenciária, no site do IPMC, e clicar no link, que será disponibilizado 15 minutos antes do início.

Ao fim de toda reunião, há espaço para debater e esclarecer as dúvidas. Todos os servidores são livres para participar.

Como agendar

Gestores que queiram agendar uma reunião de educação previdenciária no setor onde trabalham podem entrar em contato com o IPMC pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br, ou pelo telefone 3350-3660.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba