O ano em Curitiba: saiba quais foram as principais realizações da Regional CIC

O ano em Curitiba: saiba quais foram as principais realizações da Regional CIC

Os trabalhos realizados na Regional CIC em 2023 beneficiam quase 210 mil moradores dos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel. Muitos deles foram demandas apresentadas no programa Fala Curitiba e na Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

“Todas as ações concluídas ou ainda em execução, em diferentes áreas, são estratégicas, atendem as necessidades apontadas pela comunidade e trazem soluções eficazes para melhorar a vida das pessoas”, disse o administrador regional Raphael Keiji.

Rua da Cidadania

A construção da Rua da Cidadania CIC é destaque na Rua Orlando Luís Lamarca, perto do Teatro da Vila. O espaço vai receber a estrutura da Administração Regional, os núcleos descentralizados de atendimento do município e vários serviços de outros órgãos públicos. Serão 14,5 mil metros quadrados de área para atender a comunidade.

Saúde em primeiro lugar

Em 2023, foram reformadas nove clínicas odontológicas nas unidades de saúde Tancredo Neves, Jardim Gabineto, Barigui, Cândido Portinari, Atenas, Vitória Régia, Augusta e São Miguel, no bairro CIC, e a São José, no bairro Augusta.

Reforma

Em dezembro, a Prefeitura reabriu a Unidade de Saúde Augusta, na CIC, reformada com um investimento de R$ 950 mil oriundos do Tesouro Municipal.

Saúde mental

O apoio da Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental também foi amplo à população. Em março, foi realizada, no auditório da Administração Regional CIC, uma ação promovida pela SMELJ e Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e dirigida a 40 crianças moradoras da comunidade 29 de Março e 16 jovens acompanhados pelo Caps Centro Vida.

Em maio, foi promovido o evento social Conexão Positiva: Juntos pela Saúde Mental, no Cras Corbélia, para 230 pessoas da comunidade.

O mesmo evento foi levado à Unidade de Saúde Sabará, com multivacinação, orientações sobre cadastro do Armazém da Família e agendamento para atualizar o Cadastro Único. Também recebeu a ação social a Unidade de Saúde Sabará e a Escola Municipal São Miguel, em outubro de 2023, com a presença de 450 pessoas da comunidade.

Desassoreamento e manutenção

A Prefeitura realizou duas ações preventivas para mitigar os efeitos das chuvas. Foram executados serviços de desassoreamento e regularização dos taludes do Rio Barigui, num percurso de 1,5 km, e feita a manutenção da bacia de contenção das águas pluviais na Vila Rose, no bairro CIC.

Outra obra importante na regional foi a implantação de bacia de detenção na sub-bacia do Ribeirão dos Müller, com execução de alargamento/reperfilamento do canal, construção de diques de cotenção, de estruturas de controle e recuperação de mata ciliar. Também no Ribeirão dos Müller, na Rua Padre Estanislau Piasecki, foi feita a implantação da galeria celular.

CIC Sustentável

Na área de sustentabilidade, a Prefeitura iniciou as obras da segunda Worktiba.com.br/’ target=’_blank’>Fazenda Urbana de Curitiba.  O espaço ocupará 11 mil m² integrados ao Parque dos Tropeiros, na região próxima à Vila Diadema e Caiuá.

Uma Escola de Segurança Alimentar e Nutricional também será instalada na Worktiba.com.br/’ target=’_blank’>Fazenda Urbana da CIC. O local, instalado na Rua das Goiabeiras, 419, será equipado ainda com cozinha multifuncional, área para a compostagem e o chamado Abelha LAB.  O projeto contempla ainda a Agrofloresta para promoção de técnicas agrícolas e de reflorestamento, aberta neste ano.

Melhorias urbanas

As melhorias urbanas foram significativas na Regional CIC, como a reestruturação e a correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, na divisa entre Capão Raso e CIC.

Foram implantadas também caixas de captação de águas pluviais para operação do novo sistema de drenagem local.

O município também finalizou a regularização das calçadas, a ciclovia e o paisagismo, com ações do projeto Caminhar Melhor.

Caminhar Melhor

Na Regional CIC, o projeto Caminhar Melhor requalificou, no entorno do Terminal da CIC, as importantes ruas Lea Moreira, Eduardo Sprada, Eduardo Afonso Nadolny e a Avenida JK de Oliveira.

As intervenções valorizaram a paisagem urbana, garantiram melhores condições de segurança, criaram outras conexões cicloviárias e melhor acessibilidade.

Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo garantiu pavimentação extensa e novos pontos de integração urbana.

Desde o começo da gestão, em 2017, a Smop concluiu, na Regional CIC, 156 obras e outras 13 operações seguem em andamento. Foram executados pouco mais de 94,3 km pavimento. Outros 7,4 km continuam em execução.

As obras de pavimento na Regional CIC representam 9,40% da relação total de serviços executados pela Prefeitura.

“O Asfalto Novo é um grande programa de mobilidade urbana, fundamental para a integração urbana e social dos bairros”, disse o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Na Regional CIC, entre outras ruas, foi requalificada a Desembargador Cid Campello, em 1,4 km. Já a Roberto Osório de Almeida ganhou pavimento em 2,5 km de extensão. A via é essencial para o sistema viário ao conectar os bairros da Regional CIC à BR-116 e à Rodovia do Xisto.

No Moradias Barigui, na CIC, ainda em dezembro, a Prefeitura finaliza a reciclagem de mais 21 ruas. São mais 1.731 metros ou 1,7 km de asfalto recuperado em benefício de moradores, pedestres e motoristas.

Aprovação

Dono do restaurante Nina & Manu, o empresário Arão Silva destacou a importância da recuperação da Rua Eduardo Afonso Nadolny, na CIC.

“A avenida ficou perfeita com o serviço muito bem feito pela Prefeitura, que trouxe mais conforto, segurança e tranquilidade para todos nós do comércio”, disse Arão.

A Rua Eng. Eduardo Afonso Nadolny, importante via comercial, também recebeu obras de reestruturação das calçadas como parte do projeto Caminhar Melhor.

Maria Aparecida da Silva Ferreira, moradora há 18 anos da Rua Irmã Flora Compostrini, no Moradias Augusta, celebra a conquista. “O pavimento e a implementação das calçadas facilitou a vida de todo mundo”, disse.

Educação prioritária

Na área da Educação, foram consolidados investimentos em reformas ou manutenção em todas as 27 escolas e 46 CMEIs, que atendem mais de 25 mil estudantes na Regional CIC.

Houve também reforma geral na Unidade de Ensino Integral Otto Bracarense, além de pintura externa nas UEIs Mansur Guérios e Ulisses Falcão Vieira e nas escolas Sidônio Muralha, América Saboia e Tancredo Neves.

O município também reformou o Farol do Saber das escolas Sidonio Muralha e Heitor Furtado.

Mutirões de cidadania

A Regional CIC recebeu mutirões de cidadania organizados, ao longo do ano, pela Fundação de Ação Social (FAS). Os eventos sociais ofereceram à comunidade atendimentos nos Cras, Creas e também oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Com parcerias estratégicas com empresas, a FAS conduziu 11 processos seletivos em 2023. O esforço conjunto resultou no atendimento de 1.350 pessoas na área.

O atendimento da FAS também levou o Serviço Nacional de Emprego (Sine) diretamente aos eventos promovidos na Regional CIC. A comunidade também recebe cursos de capacitação gratuitos em parceria com instituições como Senac, Senai e CIEE. Esses cursos estão acessíveis através do Portal Aprendere.

Cultura e esporte

Na parte cultural, o belo e funcional Teatro da Vila passou a oferecer, desde fevereiro, na CIC, as aulas do curso autossistenável de balé, divididas em quatro horários, sempre às quarta-feiras.

No esporte, foram abertas para a comunidade, no Clube da Gente CIC, 250 novas vagas de aula noturna de natação, hidroginástica, muay thai e musculação.

Guarda Municipal

Nas escolas municipais Maria do Carmo e Martins e Ulisses Falcão Vieira foram implementadas as atividades da Guarda Mirim.

Fonte: Prefeitura de Curitiba