O ano em Curitiba: veja as principais realizações da Regional Santa Felicidade

O ano em Curitiba: veja as principais realizações da Regional Santa Felicidade

A Regional Santa Felicidade, formada por 12 bairros, garantiu melhorias importantes para seus 140 mil habitantes. Com pedidos no Fala Curitiba e mediação da Administração Regional, moradores, turistas e visitantes foram contemplados com a qualificação da Rua da Cidadania, a inauguração do Espaço do Trabalhador, a reforma da Casa Culpi, de três clínicas odontológicas e da Unidade de Saúde Campina do Siqueira, a pavimentação da Avenida Manoel Ribas e as calçadas do programa Caminhar Melhor.

“O atendimento da atual gestão municipal à Regional Santa Felicidade contempla, em 2023, todas as áreas mais importantes para a comunidade e o desenvolvimento pleno dos bairros da nossa região”, disse a administradora regional, Simone das Chagas Lima.

Saúde ampliada

Foram reformadas, em 2023, três clínicas de odontologia nas unidades de saúde União das Vilas (São Braz), Bom Pastor (Vista Alegre) e Pinheiros (Santa Felicidade). Desde o começo da gestão, em 2017, somente na Regional Santa Felicidade, foram restauradas oito clínicas.

De 2017 a novembro de 2023, foram reformadas e entregues no Município 96 clínicas odontológicas (de um total de 107) nas Unidades de Saúde. Os investimentos previstos são de R$ 8,7 milhões.

US reaberta

O município reabriu, em agosto, a Unidade de Saúde Campina do Siqueira, no bairro Seminário. O espaço voltou a atender depois de seis meses de reforma. Foram investidos R$ 546 mil com recursos do tesouro municipal.

Asfalto Novo

Somente em 2023, 35 ruas dos principais bairros da Regional Santa Felicidade receberam asfalto novo ou revitalização. Dentre elas, Luiz Leduc, Miguel Tschannerl, Francisco Gulin, Gerônimo Muraro e Augusto Mucelin.

Principal artéria de Santa Felicidade, a Avenida Manoel Ribas também foi requalificada. Desde 2020, foram recuperados e mantidos preservados os 7 km de extensão da avenida.

Extensão viária

As obras abrangem mais de 85 km de extensão viária, entre ações concluídas e em andamento. “São obras essenciais para integração dos bairros e para promover o desenvolvimento urbano e social da Regional (Santa Felicidade)”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Caminhar Melhor

O programa Caminhar Melhor garantiu acessibilidade à Escola Municipal Vinhedos, em Santa Felicidade. O acesso recebeu novas calçadas seguras e amigáveis. O serviço respondeu às solicitações da própria comunidade e dos estudantes à Prefeitura de Curitiba.

Casa Culpi renovada

Em novembro, a Prefeitura entregou a revitalização da Casa Culpi, na Avenida Manoel Ribas. No local, funcionará a Escola de Segurança Alimentar em Curitiba e haverá uma série de atividades culturais.

Celebrações

Para marcar o aniversário de 330 anos de Curitiba, foi promovido em Santa Felicidade, na Praça São Marcos, o show de jazz do Tangará Trio. Em outubro, a regional recebeu uma festa do chope, com a presença de 30 mil pessoas.

Festa da Imigração

No dia 24 de novembro, aconteceu a abertura da Festa de 145 anos da Imigração Italiana em Curitiba, no trecho gastronômico da Avenida Manoel Ribas. Com apoio da Administração Regional Santa Felicidade, o evento ofereceu cultura, diversão e comidas típicas.

Esporte atrativo

A Regional Santa Felicidade também recebeu, em março, numa parceria entre Prefeitura de Curitiba, Federação Paranaense de Triathlon e Smelj, a competição de aquathlon (natação e corrida). Realizado no Clube da Gente de Santa Felicidade, o evento teve a participação de 290 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

Em junho também foi promovida, em Santa Felicidade, a etapa de inverno da corrida 15K. O evento envolveu moradores, curitibanos e turistas.

Em setembro, o bairro de Santa Felicidade recebeu o Passeio Ciclístico entre Capelas. Promovido pela Paróquia Santa Margarida, com apoio da Prefeitura de Curitiba e da Administração Regional, o evento reuniu centenas de ciclistas de Curitiba e região.

Serviço social

A FAS inaugurou, em agosto, na Rua da Cidadania Santa Felicidade, mais um Espaço do Trabalhador Curitibano. O local substitui a antiga unidade do Sistema Nacional do Emprego (Sine). São oferecidos no local os programas e serviços de Trabalho e Emprego do Município.

Empregabilidade

A Prefeitura também realizou, na Regional Santa Felicidade, a Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu em dois dias no Espaço do Trabalhador. Foram ofertadas 325 vagas para o público PCD e uma programação de palestras sobre empregabilidade e empreendedorismo.

Rua Reformada

A Rua da Cidadania Santa Felicidade passou, em 2023, por reformas nos banheiros dos servidores, sala da equipe de limpeza, sala dos motoristas e da copa. O calçamento e a demarcação para estacionamento de motos dos funcionários da Rua da Cidadania também foram adequados.

Foram restauradas ainda as janelas de ferro, substituídas as portas de acesso às salas de atendimento, instalados painéis de vidro para fixação de informes e feita a reforma dos auditórios.

Eventos estruturados

As mudanças qualificaram o atendimento e a promoção cultural. Trezentas crianças participaram, entre os eventos, da Aula de Samba na Regional Santa Felicidade.

Em setembro, foi realizada a bela apresentação Auto da Independência. Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), espetáculo trouxe história, cultura e arte para mais de 300 crianças convidadas.

As alunas Maria Júlia Gonçalves Fedrigo e Sophia Helena Heym, ambas de 9 anos, da Escola Municipal Sônia Maria Kenski, ficaram encantadas. “Gostei mais da parte em que o Curitibinha (personagem) e a professora narram a história”, opinou Sophia.

“Eu sabia a história mais ao menos e agora vou pedir para minha mãe ler este livro comigo”, disse ainda Maria Júlia.

Meio ambiente

No meio ambiente, foram distribuídas, de outubro de 2022 a agosto de 2023, na Regional Santa Felicidade, 8.100 mudas de árvores. Foram realizadas ainda duas ações de castração e vacinação de cães e gatos, organizadas pela Rede de Proteção. Em agosto, foram castrados 460 cães e 360 gatos. Em setembro, foram vacinados 304 gatos e cachorros.

Cuidado e poda

O meio ambiente foi atendido com cuidado. As árvores tipuanas, plantadas no trecho histórico da Avenida Manoel Ribas, receberam podas contínuas. Na mesma área, foram retiradas ervas-de-passarinho dos galhos para evitar quedas e acidentes. As ações mantêm o encanto e a beleza da região.

Fonte: Prefeitura de Curitiba