Obra para cobertura das novas paredes públicas de escalada esportiva entra na reta final em Curitiba

Obra para cobertura das novas paredes públicas de escalada esportiva entra na reta final em Curitiba

A obra para a implantação de um ginásio com paredões de escalada esportiva em Curitiba, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, dentro do Parque Olímpico do Cajuru, está avançando. Equipe coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalha na etapa final da cobertura da estrutura que está sendo erguida em uma área de 375 m², adjacente ao ginásio do CIE. O local vai abrigar o novo equipamento para a modalidade esportiva que neste ano fará parte dos Jogos Olímpicos de Paris (2024).

A cobertura é a primeira etapa para implantação do novo equipamento que terá três alturas distintas (18m, 9,4m e 17,2m), para acomodar os paredões que servirão à prática das modalidades Velocidade (Speed), Dificuldade/Guiada (Lead) e Boulder, categorias disputadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021) que estarão presentes nos jogos deste ano.

O investimento na cobertura é R$ 1,6 milhão.

“A instalação dos paredões será a segunda etapa dos trabalhos, com previsão de início em fevereiro. As paredes serão levantadas considerando as medidas das competições oficiais”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

A implantação da parede de Dificuldade (Lead) também chamada de Guiada, será coordenada pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir de recursos do Ministério do Esporte, na ordem de R$ 700 mil. Já as paredes Lead e Boulder serão instaladas a partir de parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

Também serão feitos o piso em concreto e a instalação de grades nas laterais, assegurando a estrutura para a prática da escalada esportiva. O novo espaço formará uma espécie de arena de competição.

Estrutura completa

Os três novos paredões vão possibilitar o treinamento em alto rendimento e para o ensino da escalada esportiva nas categorias: Speed (velocidade, disputada em duplas, em que vence quem fizer o percurso do paredão de 15m de altura em menor tempo); Boulder (no paredão de 4,5m, em que os atletas escalam todas as rotas possíveis dentro do tempo da prova) e Lead (em que vence o atleta que subir mais alto, no paredão de 15m, dentro do tempo estipulado).

“As novas estruturas somam-se ao paredão para Boulder já existente dentro do ginásio do CIE Nelson Comel, ampliando o potencial de Curitiba formar talentos esportivos nessa modalidade, além de se firmar como referência nacional para o treinamento de atletas de alto rendimento. Com isso Curitiba se consolida como capital nacional da escalada”, destaca Carlos Eduardo Pijak Jr., secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

No espaço já existente, a Prefeitura de Curitiba oferece aulas de escala esportiva para iniciantes, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, dentro do Programa Escola+Esporte+10, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Fonte: Prefeitura de Curitiba