Obra revitaliza o Liceu de Ofícios Criativos no Centro

Obra revitaliza o Liceu de Ofícios Criativos no Centro

Entrou na reta final a obra de revitalização do Liceu de Ofícios Criativos, espaço dedicado exclusivamente à capacitação gratuita de artesãos, designers e artistas, localizado no bairro São Francisco, no centro histórico da cidade. Construído no século XX, o imóvel que é uma das Unidades de Interesse de Preservação do Setor Histórico de Curitiba e já foi sede da Casa do Artesanato, teve substituída toda a cobertura, recebeu piso novo e pintura.

A última etapa, que será executada na próxima semana, é a revisão elétrica do local. Requalificado o espaço vai receber com maior segurança, conforto e acessibilidade aos visitantes.

As obras começaram em 1º de agosto e foram executadas sob a supervisão do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Para solucionar problemas recorrentes com goteiras e prevenir danos na estrutura o telhado recebeu 70m² de novas telhas. O assoalho desgastado foi totalmente retirado e substituído por um novo piso mais seguro e acessível.

Com o fim dos serviços estruturais a equipe de limpeza começou a preparar o local para a montagem dos mobiliários que deve acontecer nos próximos dias.

Em função dos serviços os cursos presenciais foram temporariamente direcionados para o Liceu de Ofícios Curitiba, na Rua Monsenhor Celso 35, no Centro. O retorno para o espaço totalmente requalificado deve ocorrer no final de setembro.

Produtores criativos

O Liceu de Ofícios Criativos funciona como área de encontro para conhecimento, informação e orientação para o desenvolvimento de produtores criativos de Curitiba. As obras, destaca Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de obras públicas, ao mesmo tempo que asseguraram a readequação dos espaços a partir das necessidades dos artesões, preserva as características históricas da edificação.

“Os serviços foram executados para garantir as condições ideais para alunos e professores, para servir como estimulo ao setor criativo, mas também para preservar essa importante instalação pública que é patrimônio da nossa cidade”, diz Rodrigues.

A Casa do Artesanato passou a ser administrada pelo Instituto Municipal de Turismo em 2018, e no ano seguinte, após uma revitalização, foi transformado em Liceu de Ofícios Criativos, com uma proposta mais moderna de funcionamento, voltada à valorização do produtor criativo associado ao turismo. Semanalmente o local recebe mais de cem artesãos que participam de cursos de atividades de negócios, de qualificação, de novas oportunidades.

De acordo com a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, as características da edificação histórica, no Largo da Ordem, já servem por si como inspiração aos artesões, e, a partir da requalificação, devem estimular ainda mais o grupo.

“Ter um ambiente adequado, preparado para eles, acessível, certamente vai contribuir para cumprirmos com os objetivos do programa que é o de fortalecer o potencial criativo da produção associada ao turismo levando conhecimento, informação e orientação para o desenvolvimento dos produtores criativos de Curitiba”, disse Tatiana.

O espaço conta com 121 m² distribuídos em vários ambientes. A sala de aula, no mezanino, tem capacidade para 28 pessoas e está equipada com recursos didáticos e de multimídia, água, café, ambiente climatizado e wi-fi gratuito. O espaço conta ainda com mais um espaço de capacitação para dez pessoas, além de recepção, copa e banheiro adaptado para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Leia mais:

Pacote de obras de R$ 235 milhões vai gerar 11 mil empregos na cidade

Nova iluminação em campo garante aulas noturnas de futebol para curitibinhas

Fonte: Prefeitura de Curitiba