Obras da Prefeitura de Curitiba transformam mobilidade em Santa Felicidade, com mais de 85 km de asfalto novo

Obras da Prefeitura de Curitiba transformam mobilidade em Santa Felicidade, com mais de 85 km de asfalto novo

A Regional Santa Felicidade, em Curitiba, formada por mais de 140 mil pessoas, passou, ao longo da atual gestão municipal, por uma ampla transformação em termos de mobilidade urbana, viária e social, com obras proeminentes em benefício da população. Em quase sete anos, foram executadas, coordenadas e concluídas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio do programa Asfalto Novo, 216 ações nos 12 bairros de cobertura territorial da regional.

As obras contemplam mais de 85 km de extensão viária, entre ações concluídas e em andamento, em avenidas e importantes ruas de fluxo constante de moradores e turistas em toda a área.

Desse total, 79.827 metros ou 79,8 km de pavimento foram concluídos e outros 5.850 metros ou 5,8 km seguem em execução neste momento, no escopo de outras mais 15 ações na Regional Santa Felicidade. “São obras essenciais para integração dos bairros, para promover o desenvolvimento da Regional (Santa Felicidade), melhorar a vida das pessoas, o comércio e expandir a malha viária da cidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Serviços estratégicos

As ações incluem serviços de pavimentação, reciclagem, fresa, recape, implantação de calçadas e também a instalação providencial de travessias elevadas e lombadas para redução de velocidade em 52 pontos considerados estratégicos e muito importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

1.000 km pavimentados

Somente na Regional Santa Felicidade, o percentual de ações concluídas representa 10,49% ante toda a cobertura de malha asfáltica recuperada em Curitiba. Todos os serviços integram o reconhecido programa Asfalto Novo, executado nos 75 bairros de Curitiba.

Em novembro deste ano, o programa superou a impressionante marca de 1.000 km de pavimento com obras viárias e de mobilidade em toda a capital paranaense.

“O Asfalto Novo (programa municipal), criado pela atual gestão municipal e executado com total eficiência pela Smop, é um projeto revolucionário e de grande impacto na cidade, para a economia dos bairros, para o fortalecimento do comércio, para aquecer o setor imobiliário com a integração dos bairros da Regional Santa Felicidade, de outras regionais também e toda a cidade, sobretudo para beneficiar o cotidiano e a vida das pessoas que vivem no seu bairro e na sua região”, destacou a administradora regional, Simone Chagas Lima. 

Malha essencial

Alguns bairros ganharam ações fundamentais. Tradicional bairro turístico e gastronômico de Curitiba, Santa Felicidade, por exemplo, recebeu 16,9 km de pavimento. Foram 53 ações concluídas e outras cinco seguem em execução, com mais 519 metros de malha recuperada e prevista para as próximas semanas.

Na relação total, o asfalto e os serviços, somente no bairro Santa Felicidade, representam 2,57% das obras executadas do programa Asfalto Novo, em toda a cidade de Curitiba. 

Ações requalificadas

Em outro importante bairro, São Braz, a Smop concluiu 39 ações dentro do programa Asfalto Novo, recuperando 12,1 km de extensão da malha viária. Outros 445 metros e uma ação específica estão em fase de execução. As obras de asfalto e requalificação no bairro significam 1,90% do total executado pelo programa Asfalto Novo, em Curitiba.

Também na mesma grade de serviços executados o bairro Butiatuvinha garantiu 24 ações concluídas na extensão de 8,1 km. Em andamento, seguem mais duas ações e outros 702 metros lineares. Em termos gerais, o pavimento aplicado no bairro considera 1,07% da relação total na capital implantada pelo programa Asfalto Novo.

Obras preventivas e execução

José Luiz Karam Salata, morador há 36 anos do bairro Vista Alegre, considera essenciais as obras de requalificação e de prevenção de alagamentos na Rua Luiz Leduc, onde reside com a família. “Melhorou o trânsito, evita (as obras e serviços) qualquer desvio dos carros e as pessoas do bairro conseguem caminhar de maneira mais segura e tranquila”, disse.

A obra para conter a erosão e ampliar a galeria na Rua Luiz Leduc foi executada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Smop. O serviço foi implementado para contenção do córrego e a implantação de tubos de 2,20m para mitigar o represamento da água do córrego.

Corredor revitalizado

Principal artéria de Santa Felicidade e corredor de ligação entre Campo Magro e Curitiba, a Avenida Manoel Ribas engendra o plano de execução das grandes obras na Regional Santa Felicidade.

As intervenções da Prefeitura de Curitiba, por meio da Smop e do programa Asfalto Novo, recuperaram os 7 km de extensão da avenida, que cruza os bairros Mercês, Cascatinha, Santa Felicidade e Butiatuvinha. 

A requalificação atendeu pedido antigo dos moradores, garantiu mais segurança, conforto, mobilidade e melhorou o fluxo para aproximadamente 23 mil veículos em trânsito diário pela região.

Vista Alegre

Importante corredor do transporte de ônibus e de passagem de carros, o bairro Vista Alegre também recebeu várias melhorias do programa Asfalto Novo. Na área de cobertura do bairro, as equipes da Smop promoveram correções geométricas, reciclagens, pavimentos, fresa, recape e implantação de asfalto em ruas e avenidas importantes de circulação veicular e também de pedestres.

Dentro do Asfalto Novo, foram concluídas no Vista Alegre 29 ações que somam 6.472,5 metros de extensão ou 6,4 km de asfalto pavimentado. Também seguem em andamento outras nove ações da Prefeitura de Curitiba e mais 3,6 km de nova malha asfáltica prevista nas ruas do bairro.

Na soma geral, o Vista Alegre recebe 10.036,5 ou mais de 10 km de obras executadas dentro do programa Asfalto Novo. No balanço, as obras de pavimento e reciclagem no bairro representam 1,42% de todas ações realizadas pelo programa (Asfalto Novo) em Curitiba.

Mobilidade no bairro

Algumas ruas importantes do bairro receberam melhorias essenciais de mobilidade urbana como a Rua Antônio Costa, Gardenio Scorzato, Major Virgolino Esmanhotto e Luiz Leduc. 

Somente essas obras somam 2,6 km de requalificados. Também receberam asfalto as ruas Olympio Trombini, Constantino Falcão, Antônio de Paula França, Walfrido Ferreira de Andrade, Lauro Mallin e Antônio de Paula França.

Correção exemplar

A Smop realizou ainda a correção geométrica e regularização de calçadas na confluência das ruas Antonio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa.  

“Esses são exemplos práticos e melhorias reais que confirmam os avanços do programa Asfalto Novo, também do programa Caminhar Melhor e o trabalho desenvolvido com eficiência pela Prefeitura de Curitiba, tanto na Regional Santa Felicidade quanto em outras importantes áreas de Curitiba”, completou a administradora regional, Simone Chagas Lima.

Fonte: Prefeitura de Curitiba