Obras de pavimentação da Prefeitura de Curitiba na Rua Oscar Wilde melhoram a mobilidade no bairro

Obras de pavimentação da Prefeitura de Curitiba na Rua Oscar Wilde melhoram a mobilidade no bairro

Moradores da Rua Oscar Wilde, no bairro Lindóia, começaram o ano com uma boa novidade. A via está recebendo obras da Prefeitura de Curitiba para a manutenção do asfalto. As melhorias integram o Programa Asfalto Novo, que já assegurou 1.009 km de recuperação da malha viárias nos bairros da cidade. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

As melhorias acontecem em 951 metros no trecho entre a Avenida Santa Bernadethe e a Rua Cyrillo Merlin e tem sido motivo de comemoração para os moradores. Para Anita Guedes, 80 anos, que mora na Oscar Wilde há 50 anos, o novo asfalto será uma solução duradoura para a via que estava precisando da manutenção.

“Aqui sempre teve muito buraco e eles viviam remendando, mas não adiantava muito porque logo abria de novo. Em todo tempo que vivi aqui nunca vi a rua tão bonita”, conta Anita Guedes.

O vizinho, o pintor Gilmar Batista da Silva, 69 anos, morador desde 1975, comenta que havia algumas ondulações no asfalto, que também atrapalhavam o fluxo.

“A obra é muito bem-vinda, os buracos e as oscilações incomodavam, mas agora não serão um problema por muito tempo”, diz Gilmar.

O serviço também foi elogiado pelo comerciante Willian Gorges, 35 anos, proprietário da distribuidora de salgados de festa A Famosinha, na Rua Oscar Wilde.

“Além de necessário, o trabalho está sendo muito bem feito pelos trabalhadores e nossa expectativa é que a rua se torne uma rota alternativa à avenida, melhorando o fluxo de carros”. O comerciante também comentou sobre os benefícios dos detalhes, como o meio-fio.

“Quando chovia muito acabava entrando água aqui, o que era muito inconveniente, então ficamos muito animados com a construção do meio-fio, que também torna a rua mais segura”, afirma Willian.

Regional Pinheirinho

A Rua Oscar Wilde se junta a mais de 50 vias já contempladas pelo programa Asfalto Novo nos bairros da Regional Pinheirinho que, desde 2017, alcançou 106,2 km de pavimento requalificado nos quatro bairros da regional. O volume corresponde a uma distância entre Curitiba e a cidade litorânea de Pontal do Paraná.

Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 2.091 ações de pavimentação em 1.761 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). A maior parte das intervenções, 91%, aconteceu em bairros mais distantes do Centro de Curitiba.

Melhor resultado

Em 2023, o programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba atingiu o melhor resultado desde o seu lançamento em 2017. De janeiro a dezembro foram concluídas 513 ações de pavimentação em vias dos 75 bairros da cidade, o equivalente a quase uma obra e meia finalizada por dia.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca a importância da participação popular no Fala Curitiba, que consulta a população para saber onde devem ser investidos os recursos municipais.

“O critério de inclusão das vias no programa Asfalto Novo considera e prioriza, além das ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas, aquelas que servem de ligação entre bairros, que estão no itinerário do transporte coletivo e aquelas escolhidas pela população através do 156 e do Fala Curitiba”, diz Rodrigues.

Fonte: Prefeitura de Curitiba