Oficina Básica de Costura é destaque entre os cursos gratuitos do Liceu de Ofícios de Curitiba

Oficina Básica de Costura é destaque entre os cursos gratuitos do Liceu de Ofícios de Curitiba

A Fundação de Ação Social (FAS) retoma em abril o curso Oficina Básica de Costura. As aulas serão realizadas de 15 a 26, no Liceu de Ofícios Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.961 – Sítio Contornado), inaugurado nascente mês. São 15 vagas e as inscrições já estão abertas no Portal Aprendere.

Oficina Básica de Costura faz secção da programação do Liceu de Ofícios e Inovação, que todos os meses oferta centenas de vagas em cursos gratuitos para a população. Em abril serão 1.755 vagas em 28 cursos diferentes.

Quem participar do curso Oficina Básica de Costura terá a oportunidade de aprender sobre o manejo de máquinas, técnicas de conclusão em costura, modelagem básica: traçados de bases, além de versão de modelos básicos.

Para se inscrever os interessados devem ter no mínimo 16 anos de idade e o 3º ano do ensino fundamental. As aulas serão ministradas pelo Serviço Pátrio de Aprendizagem Mercantil (Senac), das 14h às 17h. Quem concluir o curso, que terá um totalidade de 30 horas, receberá certificado.

O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan Rodrigues de Oliveira, explica que o curso volta a ser ofertado para atender uma demanda de mercado. “O curso de costura teve uma pausa, desde a pandemia da covid-19, mas voltamos a oferecê-lo porque percebemos premência desta mão de obra no mercado de trabalho”, explica.

Para Oliveira a costura é ainda uma boa opção para as pessoas que desejam empreender e gerar renda.

Outros cursos

Além do curso Oficina Básica de Costura, o programa Liceu de Ofícios e Inovação traz em abril outras 27 opções para quem quer se qualificar, 20 delas de desenvolvimento pessoal, ofertado pelo Meio de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR), e os demais pelo Senac.

Das 1.755 vagas oferecidas em abril, 542 são restritas para o público atendido pela FAS, inclusive o que vive em situação de rua, e o restante pode ser acessado por toda a comunidade.

A programação do Senac traz ainda os cursos Hamburguer Gourmet, Doces para Festas, Preparo de Pizza, Produção de Pães, Modelagem e Henna para Sobrancelhas, Obrigatório de Maquiagem e Unhas Decoradas.

Entre os cursos do CIEE, que têm quatro horas de duração, estão Governo do Tempo, Facilitar Administrativo – Ênfase em Recursos Humanos, Facilitar Administrativo – Governo/Gestão de Documentos, Facilitar Administrativo – Ênfase em Vendas, Facilitar Administrativo – Financeiro/Contábil, Atitudes Comportamentais e Empregabilidade, Notícia, Leitura e Tradução no Envolvente de Trabalho, Empreendedorismo e sua Missão: Gerar Renda, Gestão de Relacionamento com o Cliente, Inclusão Do dedo, Internet e Modelos de Negócios, Logística Básica, Marketing Pessoal, Retórica – A Arte de Falar em Público, Programa Social Família em Ação, Projeto de Vida Pessoal e Profissional, Qualidade e Produtividade – 5S, Relacionamento Interpessoal nas Organizações e Trabalho em Equipe.

Na extensão de informática, há ainda os cursos Excel Obrigatório, Power Point Obrigatório, Power Point Intermediário, Windows Obrigatório, Word Obrigatório, Word Intermediário.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba