Pacientes do Hospital do Idoso vivem experiência do Natal de Curitiba com óculos 3D

Pacientes do Hospital do Idoso vivem experiência do Natal de Curitiba com óculos 3D

Os principais pontos turísticos da cidade estão iluminados e cheios de visitantes, entre moradores e turistas, atraídos pela programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, mas nem todos podem percorrer os locais. É o caso dos pacientes internados no Hospital Municipal do Idoso. Diante disso, a Prefeitura de Curitiba resolveu levar as luzes do Natal até eles.

A ação da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) consistiu em adaptar os filmes de divulgação do Natal de Curitiba para que pudessem ser vistos em óculos 3D, o que permite um passeio virtual pelas atrações.

“O Natal de Curitiba emociona e encanta. O que gente quis foi levar essa experiência para mais pessoas, especialmente para quem não poderia circular pela cidade neste momento”, justifica a superintendente da SMCS, Juliana Midori.

Veja o Natal de Curitiba em 3D

Confira também as atrações nos links abaixo

Roda-gigante O Boticário na Rua XV

Jardim Musical da Ademicon no Jardim Botânico

Natal Electrolux na Escola de Sustentabilidade

Natal Ligga no Parque Barigui

Drive-thru no Parque Náutico

Natal Shopping Mueller no Passeio Público

Bastou colocar os óculos 3D nos pacientes para a emoção aflorar. O aposentado Gentil Cabral, que veio retirar uma pedra da vesícula, ficou comovido. “O Natal é mágico”, afirma ele, com a voz embargada.

“Na minha época de criança não tinha isso”, completa Cabral, impressionado com a tecnologia. Os vídeos foram ajustados para óculos 3D pelo Departamento de Inovação e Inteligência de Dados da SMCS.

Imersão

A experiência é imersiva. Dá a sensação de estar nos locais do roteiro do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Em um dos filmes, é possível “flutuar” suavemente pela Rua XV de Novembro e “passear” na roda-gigante da Praça Osório.

O filme traz todo o clima de um passeio pela rua, com a movimentação de pedestres e no comércio, até chegar à roda-gigante, onde a sequência gravada permite “sentar” no banco e desfrutar das imagens do alto.

O metalúrgico Pedro Inácio Gregorowicz gostou do passeio virtual pelo Parque Barigui e pela Ópera de Arame. Internado por infecção pulmonar, ele espera ganhar alta a tempo de fazer as visitas pessoalmente. “Vou levar a minha esposa”, promete ele.

Além da surpresa nos óculos 3D, os pacientes receberam quites de higiene e cuidados pessoais doados por O Boticário. “Desta vez, o Papai Noel veio até mim”, reconhece Gregorowicz, que já trabalhou como Papai Noel há alguns anos.

Rotina

A equipe multiprofissional do hospital utiliza os óculos 3D há cinco anos. A iniciativa começou como terapia de reminiscências, nas quais as imagens de realidade virtual remetiam a paisagens e cenários que levavam os pacientes a reviver bons momentos de suas vidas.

Hoje, os aparelhos também são usados para reabilitação. Quando fazem exercícios na bicicleta ergométrica, por exemplo, eles usam os aparelhos e assistem a imagens que transmitem a sensação de estarem pedalando.

“Os óculos 3D nos auxiliam na recuperação dos pacientes, além de acalmá-los durante internações um pouco mais longas”, revela a gerente assistencial do hospital, Rosane Kraus.

O Hospital Municipal do Idoso é conhecido pelo seu atendimento humanizado. Foi o primeiro do país criado especialmente para atender a pacientes com 60 anos ou mais. Sua taxa de satisfação do usuário é de 95%.

Feas

Assim como outras 27 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, o hospital é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba