Parque Tecnológico da Saúde abre as portas para dia de lazer, ciência e vacinação em Curitiba

Em um movimento nacional pela multivacinação, neste sábado (18/11), o Parque Tecnológico da Saúde, na CIC, vai abrir as portas com uma programação especial para toda a família. O evento Juntos pela Saúde, inspirado no Fiocruz pra Você – que recebe 30 mil pessoas anualmente desde 1994 no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro –, vai oferecer vacinação, além de ações de divulgação da ciência e atrações culturais.

As atividades acontecem das 10h às 16h, incluindo teatro de fantoches, contação de histórias, recreação, pintura facial e modelagem de balões para as crianças, além de lanche saudável e brinquedos infláveis. A participação especial ficará por conta do Parque da Ciência Newton Freire Maia, que trará atrações e experimentos do seu centro interativo de divulgação cientifica, criando um cenário de aprendizado e descobertas.

A iniciativa é do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), em parceria com Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Quem vier poderá conhecer um pouco do trabalho que desenvolvemos e atualizar a carteira de vacinação, já que a iniciativa faz parte de um esforço em conjunto das unidades da Fiocruz em todo Brasil para garantir os índices ideais de cobertura vacinal”, explica o diretor do ICC/ Fiocruz Paraná, Stenio Fragoso.

“Além de uma série de atividades para toda a família, o Juntos pela Saúde vai trazer mais uma oportunidade para quem está com alguma vacina em atraso colocá-la em dia. Nós reforçamos: quem ama, vacina”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss, a ação está alinhada com a mobilização realizada pelo Governo do Estado para impulsionar a vacinação no Paraná. “O Parque Tecnológico da Saúde abre as portas no evento Juntos pela Saúde, em que as instituições estimulam a vacinação para a população de Curitiba e região, além de promover um dia voltado à divulgação da ciência entre os paranaenses”, pontua.

O IBMP é entusiasta de eventos que disponibilizem serviços de saúde à população, como testagem e vacinação, e oferecerá a estrutura de testagem rápida gratuita para covid. “Com a pandemia, o papel do IBMP em defesa da saúde e da qualidade de vida ficou muito claro, e por isso, queremos contribuir com a nossa vizinhança e com a cidade de Curitiba da melhor forma, visto que o número de casos de covid no Paraná está crescendo, afirma o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

Serviço: Juntos pela Saúde

Data: sábado (18/10)

Horário: 10h às 16h

Local: Parque Tecnológico da Saúde (Rua Prof Algacyr Munhoz Mader, 3.775 – CIC)

Fonte: Prefeitura de Curitiba