Posse do novo procurador-geral de Justiça do Paraná será no dia 8

Posse do novo procurador-geral de Justiça do Paraná será no dia 8

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta terça-feira (2/4), no Palácio 29 de Março, o novo procurador-geral de Justiça e encarregado do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti. Ele estava escoltado do atual procurador-geral Gilberto Giacoia. A posse será dia 8 de abril, no auditório da sede da Procuradoria-Universal de Justiça (Rua Marechal Hermes, 820, conjunto 2 – Juvevê).

“O novo procurador-geral de Justiça e encarregado do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti, é muito bem-vindo”, declarou Greca, escoltado do vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, da procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, do presidente da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), José Lupion Neto, e do assessor Lucas Navarro de Souza.

O procurador Gilberto Giacoia agradeceu a Greca pela relação que a Prefeitura e o Ministério Público tiveram e por seu esteio durante seu procuração adiante do Ministério Público Estadual, de 2020 a 2024. E destacou o perfil notável de Francisco Zanicotti, integrante do Ministério Público do Paraná há 28 anos.

Juntos, eles conversaram sobre importantes projetos da cidade de Curitiba, uma vez que o Bairro Novo da Caximba, o Mesa Solidária, os desafios enfrentados durante a pandemia pelo coronavírus.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná foi nomeado pelo governador Carlos Tamanho Ratinho Júnior. A escolha seguiu o que estabelecem as constituições Federalista e Estadual – o governador indicou o novo PGJ entre os nomes da lista tríplice, formada pelos três candidatos mais votados pelos membros do MPPR. O procurador-geral de Justiça, encarregado supremo do MPE, tem procuração por dois anos, com possibilidade de uma recondução.

Zanicotti recebeu do prefeito o livro Paranismo, de José Roberto Teixeira Leite, lançado em 2023, durante as comemorações pelos 330 anos de Curitiba. Greca destacou a influência do paranismo e falou do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba