Prefeito Rafael Greca e arcebispo de Curitiba entregam restauro do Museu de Arte Sacra

O prefeito Rafael Greca e o arcebispo José Antônio Peruzzo entregam nesta sexta-feira (8/12), às 17h, as obras de restauro do Museu de Arte Sacra de Curitiba. O Museu será reaberto ao público neste sábado (9/12), depois de um ano de obras.

O restauro do Museu e da Igreja da Ordem (esta continua em curso) foi contratado pela Mitra Diocesana de Curitiba e viabilizado por meio da venda de cotas de potencial construtivo. Para a execução foi assinado um termo de incentivo entre a Mitra e a Prefeitura.

O Museu está totalmente renovado, tecnológico e interativo, com espaço para exposição permanente do acervo composto por mais de 1.500 peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliários. Há também espaço para exposições temporárias e será inaugurada uma área nova, o Jardim de São Francisco das Chagas.

Inovador

Em termos de estrutura física, o Museu possui modernos equipamentos de climatização, iluminação, sonorização e segurança, mobiliário totalmente novo e meios digitais de acesso às informações. Muito elementos garantem a interatividade do público, o que é inovador em se tratando de museus de arte religiosa.

Em exposição estarão 230 peças entre as mais significativas do acervo. As obras e objetos sacros passaram por um processo de higienização e conservação preventiva, realizado por uma equipe de especialistas da Fundação Cultural de Curitiba. Para a ambientação, organização e apresentação do acervo foi contratada uma curadoria especial.

Entrega das obras de restauro do Museu de Arte Sacra de Curitiba

Data: 8 de dezembro de 2023 (sexta-feira)

Horário: 17h

Local: Largo da Ordem, anexo à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

Fonte: Prefeitura de Curitiba