Prefeitura de Curitiba anuncia processo seletivo simplificado para contratar 680 professores

Prefeitura de Curitiba anuncia processo seletivo simplificado para contratar 680 professores

A Prefeitura de Curitiba anunciou a abertura de processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação temporária de profissionais do magistério – Docência I para a rede municipal de ensino. Os interessados já podem conferir o edital, que foi publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira (26/1) e está disponível também no site da Prefeitura de Curitiba.

A expectativa é contratar 680 professores entre ampla concorrência, pessoas com deficiência (5% do total) e população preta, parda e indígena (12%). Eles exercerão atividades de docência em turmas de educação infantil (etapa Pré-Escolar) e do 1º ao 5º ano (ciclos I e II) do Ensino Fundamental.

Os contratados substituirão os servidores estatutários que estejam em afastamentos contínuos e os que assumam os cargos de diretor, vice-diretor de unidades educacionais, durante o período que estiverem afastados das atividades em sala de aula.

A carga horária será de 20 horas semanais e o salário inicial será de R$ 2.621,28.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 10h de quinta-feira (1/2) até as 16h de quarta-feira (7/2) pelo site da Prefeitura de Curitiba. Os candidatos não precisarão fazer prova de conhecimentos, mas deverão comprovar sua formação e experiência profissional. Este PSS não exigirá cobrança de taxa de inscrição.

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), responsável pela organização e gestão do PSS, espera homologar o processo dia 29 de abril, para então dar início às contratações por regime especial de contratação. Elas serão feitas por 12 meses, podendo ser prorrogadas por mais 12 meses.

Por onde começar

Depois de ler com atenção todo o edital, os profissionais interessados deverão fazer o seu cadastro na base do e-Cidadão, da Prefeitura de Curitiba. Todas as informações – nome, data de nascimento e CPF – devem estar completas e corretas, de acordo com os dados da Receita Federal.

Quem já tem cadastro deverá utilizar a senha cadastrada ao fazer a sua inscrição pelo site www.concursos.curitiba.pr.gov.br. Basta clicar no link do Processo Seletivo Simplificado e seguir as orientações.

Neste PSS, pela primeira vez, os documentos que comprovam a formação (prova de títulos), o tempo de experiência do profissional e critérios de desempate serão anexados pelo candidato no ato da inscrição, sem que seja necessária uma etapa exclusiva para a entrega dos documentos. Tudo o que for apresentado será analisado pela comissão examinadora designada especificamente para este PSS.

As informações cadastradas ou assinaladas no ato da inscrição deverão ser comprovadas de forma digital em formato PDF pelo sistema (upload), até o último dia de inscrições (16h de 7/2). Os documentos (legíveis e sem rasura) comprovarão os requisitos exigidos para pontuação e desempate cadastrados e/ou assinalados em sistema no ato da inscrição. Aquilo que não for demonstrado ficará sem pontuação.

No fim da inscrição, o candidato deve imprimir o comprovante, assinar e guardá-lo para apresentação quando for convocado.

PcD e PPI

O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência será convocado para a análise de atestado ou laudo médico, que deve ser assinado por médico especialista da área relativa à deficiência.

Pretos e pardos terão a autodeclaração confirmada mediante procedimento de heteroidentificação gravado. Nos dois casos, o profissional concorrerá também às vagas destinadas à ampla concorrência.

Escolaridade

Neste PSS serão aceitas as seguintes comprovações de escolaridade: ensino superior completo – graduação em Normal Superior; ou ensino superior completo – licenciatura plena em Pedagogia; ou graduação em área específica e licenciatura plena, acrescido do Ensino Médio na modalidade Normal (Magistério); ou ensino superior completo acrescido de curso de Formação Pedagógica, conforme legislação educacional acrescido do Ensino Médio na modalidade Normal (Magistério).

Impedidos de participar

Profissionais que já tenham sido contratados pelo PSS da Prefeitura de Curitiba para a função pública de profissional do magistério – área de atuação Docência I só poderão participar se o desligamento tiver acontecido dois anos antes da contratação para este PSS.

Quem participou de outros PSS, tais como os de professor de Educação Infantil ou inspetores (auxiliares de serviços educacionais) podem fazer a inscrição. 

Ex-servidores públicos (federal, estadual ou municipal) que tenham sido demitidos a bem do serviço público, ou por abandono de cargo, nos últimos cinco anos desde a publicação do edital, também não poderão participar.

Somente poderão ser contratados os candidatos que tenham completado o esquema vacinal contra o novo coronavírus (Covid-19). A não imunização só será aceita, se amparada em justificativa médica sujeita à análise e confirmação do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap.

Concurso público

Independentemente da realização do PSS para contratações temporárias, a Prefeitura de Curitiba dá continuidade à nomeação e posse de profissionais do magistério que fizeram o concurso público de 2022. Todas as convocações para as etapas de entrega de documentos e nomeação e posse podem ser conferidas pelo site da Prefeitura de Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba