Prefeitura de Curitiba entrega nova escola para 400 estudantes da Vila Torres

Prefeitura de Curitiba entrega nova escola para 400 estudantes da Vila Torres

Curitiba ganhou a nova Escola Municipal Irmãos Rebouças, no bairro de mesmo nome. A entrega do prédio à comunidade foi realizada nesta sexta-feira (17/11) pelo prefeito Rafael Greca, como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra na cidade.

A nova escola fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.255, em um prédio reformado pela Prefeitura e onde antes funcionavam startups. A unidade oferta tempo integral e homenageia os primeiros engenheiros negros do Brasil – os irmãos Antônio e André Rebouças.

A unidade vai abrigar 400 estudantes hoje matriculados na Escola Municipal Vila Torres e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Torres, que funcionam em um espaço alugado ao lado do Teatro do Paiol. Eles devem começar a frequentar o novo espaço ainda este mês.

O prefeito adiantou que a escola integra um projeto mais amplo, que incluirá futuramente o CMEI Enedina Alves Marques e o Farol do Saber e Inovação Pamphylo D´Assunção, em reconhecimento à população negra curitibana.

“Aqui vai ter quadra coberta, horta, farol e até as casinhas de abelhas sem ferrão”, explicou o prefeito, referindo-se aos Jardins de Mel. “É mais uma escola para a cidade mais inteligente do mundo”, completou Greca, ao citar o prêmio recebido em Barcelona, Espanha.

Os projetos do CMEI e do Farol do Saber estão em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Fiquei muito feliz, aqui é muito lindo e tão grande”, contou Heloísa Andrade, do 1º ano do Ensino Fundamental. Nicolli Brasil também está empolgada com a mudança. “O parquinho é novo”, comemorou.

“Investir em educação é prioridade para o futuro da nossa cidade”, pontuou o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.

A secretária Maria Sílvia Bacila (Educação) lembrou que a entrega da escola é um sonho de muitos anos. “Nosso sonho transcende paredes. Este lugar é mais que o espaço físico, é um lar para a inovação e um catalisador para o crescimento”, disse ela.

As obras

Os serviços no local tiveram a coordenação da Equipe de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A reforma começou no início de julho e foi finalizada na primeira semana novembro e incluiu serviços de demolição e limpeza, execução de oito salas de aula em paredes drywall com isolamento térmico e acústico no mezanino, execução de forro em sete salas de aula e banheiros, forro de gesso em salas centrais e dos professores, pintura, nova instalação elétrica, terraplanagem e execução de quadra poliesportiva descoberta.

O investimento na obra foi de R$ 600 mil. “São obras que fortalecem a infraestrutura do município voltada à educação, que receberam atenção especial e foram executadas simultaneamente a outras obras públicas de relevância, tais como a requalificação da malha viária, melhorias na mobilidade urbana e a manutenção de serviços essenciais”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Presenças

Também prestigiaram a solenidade os secretários Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana); a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; os superintendentes da Educação, Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Andressa Pereira (Gestão Educacional); o chefe do Núcleo Regional da Educação da Matriz, Pedro Andrade; o coordenador de Obras da Educação, Guilherme Furiatti; a diretora da Escola Municipal Vila Torres, Monica Korte; os vereadores Tico Kuzma, Beto Moraes, Alexandre Leprevost e Mauro Bobato; além da comunidade escolar da Vila Torres.

Fonte: Prefeitura de Curitiba