Prefeitura de Curitiba lança serviço inovador de consulta de débitos para facilitar vida do tributário

Prefeitura de Curitiba lança serviço inovador de consulta de débitos para facilitar vida do contribuinte

A Prefeitura de Curitiba lançou, nesta quinta-feira (21/3), na Smart City Expo, no Parque Barigui, a Consulta de Débitos do Contribuinte (CDC), novo serviço na extensão de Finanças do município. A inovação, desenvolvida pela extensão de perceptibilidade da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, facilita a vida do tributário, ao reunir, em uma mesma plataforma, consulta de débitos, emissão de diploma de débitos, de guias de pagamento e consultas para CPF e CNPJ.

“Curitiba, uma vez que cidade inteligente, vem inovando em várias áreas. Do ponto de vista da Quinta pública, uma série de serviços trouxeram facilidade para os contribuintes, uma vez que é o caso da CDC, que estamos lançando hoje”, disse o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz.

“A CDC muda a experiência do tributário em relação à consulta de débitos”, diz Viviane Galdino, gerente de atendimento da Secretaria de Finanças.

Anteriormente, o cidadão, em seguida constatar débitos, precisava se transferir até uma das 11 unidades de atendimento da secretaria. Agora, ele tem em uma única utensílio, totalmente online e 24 horas por dia, aproximação ao relatório consolidado, emissão de certidões, a situação dos débitos e ainda a possibilidade de exprimir a guia de pagamento, que pode ser feito por pix, cartão ou ainda documento de arrecadação municipal (DAM).

O novo serviço está disponível desde segunda-feira (18/3), no endereço cdc.curitiba.pr.gov.br. O aproximação é feito pelo CPF ou CNPJ e senha, pelo e-cidadão.

Viviane destaca que, além da Consulta de Débitos do Tributário (CDC), outras ações da secretaria de Finanças vêm desburocratizando o atendimento à população. Entre elas estão a geração do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), a Agenda Online, a integração do Alvará Mercantil com a Redesim, as certidões de débitos tributários e dívida ativa e ainda o novo portal de Finanças, que reúne todas as informações e serviços relacionados à extensão.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba