Prefeitura de Curitiba muda a paisagem da Avenida Marechal Floriano Peixoto com o plantio de 800 árvores

Prefeitura de Curitiba muda a paisagem da Avenida Marechal Floriano Peixoto com o plantio de 800 árvores

Como parte do programa 100 mil Árvores, a Prefeitura de Curitiba está fazendo o plantio de 800 mudas de árvores na Avenida Marechal Floriano Peixoto, em um trecho de cerca de 10 quilômetros, entre a Av. Getúlio Vargas e o Parque Náutico, passando pelos bairros Rebouças, Prado Velho, Parolin, Hauer e Boqueirão. Os trabalhos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente começaram em abril de 2023 e devem ser finalizados este ano.

A avenida está recebendo mudas das espécies ipê roxo, pau-ferro, jacarandá mimoso e ipê amarelo miúdo, cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha. As árvores têm altura maior que 2 metros, e aproximadamente 4 anos de idade, e devem levar mais 5 anos para ficarem bem desenvolvidas.

“Essa ação deixa a rua muito mais verde, com maior bem-estar, principalmente em uma avenida tão movimentada. Isso também melhora a temperatura, que pode diminuir em até 7 graus Celsius”, explica o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

Rua mais bonita

Com as ações da Prefeitura, moradores e comerciantes da Av. Marechal Floriano Peixoto estão agradecendo pelo maior bem-estar na região, como diz Júlio Cesar da Rosa, gerente da loja de carros Gonsato Multimarcas, localizada na avenida.

“Está ficando muito bom. Com certeza vai ficar bem melhor quando começar a florir mesmo, e muito mais bonito”, conta o comerciante.

100 mil Árvores

O desafio 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 409 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, lembra o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, reforçou.

Fonte: Prefeitura de Curitiba