Prefeitura de Curitiba paga segunda parcela do 13º salário a servidores, aposentados e pensionistas

Servidores da Prefeitura de Curitiba, aposentados e pensionistas do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba) recebem, nesta sexta-feira (17/11), a segunda e última parcela do 13º salário de 2023. O pagamento injetará R$ 94,3 milhões na economia da cidade.

O total de servidores, empregados, aposentados e pensionistas beneficiados representa o total de 49,2 mil matrículas. Há servidores que têm mais de uma matrícula na Prefeitura. O pagamento beneficiará cerca de 45,3 mil pessoas.

“O pagamento do 13º salário dos nossos servidores tem um papel importante na movimentação da nossa economia”, afirma o prefeito Rafael Greca.

A partir desta quinta-feira (16/11), o contracheque do 13º salário poderá ser conferido pelo Portal do Servidor (para os trabalhadores da ativa) ou pelo portal do IPMC (no caso dos aposentados e pensionistas).

Atenção aos descontos

Nesta segunda parcela, o valor que cada um receberá levará em conta os descontos da previdência social, imposto de renda, plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), previdência complementar da CuritibaPrev e pensão alimentícia, se houver. Os descontos aplicados são calculados sobre a primeira e a segunda parcelas.

A previdência compreende o IPMC (para os estatutários) ou o INSS (se for empregado público, contratado pelo PSS ou comissionado).

Os encargos patronais obrigatórios sobre o 13º salário serão pagos. Eles representam R$ 96,4 milhões.

A primeira parcela do 13º salário foi paga dia 5 de abril e nela não houve qualquer desconto. Por isso, a segunda parcela deverá ser menor do que a primeira.

Depois que o reajuste concedido em 2023 for autorizado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Rafael Greca, nas próximas semanas, o cálculo do 13º salário poderá ter alguma alteração, que será paga no mês de dezembro. O percentual previsto é de 5,19%, que representa a inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2022 a setembro de 2023.

Fonte: Prefeitura de Curitiba