Prefeitura de Curitiba recupera 1.700 metros de calçadas nos bairros Barreirinha e Pilarzinho

Prefeitura de Curitiba recupera 1.700 metros de calçadas nos bairros Barreirinha e Pilarzinho

A Prefeitura de Curitiba está fazendo a recuperação de 1.700 metros de calçadas nos bairros Barreirinha e Pilarzinho. As intervenções são realizadas por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e fazem parte do programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que prevê a requalificação de calçadas na cidade e reafirma a prioridade dada ao pedestre.

As intervenções estão alinhadas ao compromisso do município pelo zelo por Curitiba.

Novos caminhos

De acordo com o superintendente de Manutenção Urbana, João Vidal Filho, no caso do bairro Barreirinha, o serviço está sendo realizado na Vila Santa Efigênia e a requalificação abrange cerca de 1.200 metros de calçadas de paver.

“Esta ação trará benefícios para usuários de vários equipamentos públicos que existem na região”, afirmou.

As calçadas estão sendo recuperadas no entorno da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, do Terminal Barreirinha, do Armazém da Família Santa Efigênia, do CMEI Santa Efigênia, do Farol do Saber Antônio Machado, da Unidade de Saúde Santa Efigênia e da Praça Julius Forrer.

Além das calçadas em paver, haverá requalificação de rampas de acessibilidade e guias. Os serviços tem previsão de conclusão ainda no primeiro semestre deste ano.

Caminhada mais segura

Mesmo com os trabalhos ainda em andamento, os moradores já elogiam os resultados.

“Está ficando muito bom. A Prefeitura está de parabéns. Melhorou muito para a gente caminhar por aqui, principalmente eu que tenho que me locomover de bengala”, observou Jurema dos Santos, que mora na região há 55 anos.

Outra moradora do Barreirinha, a dona Margarete Fortunato também gostou da mudança. “É uma melhoria muito boa para nós aqui do bairro, principalmente para os estudantes que terão esta novidade na volta às aulas. Está ficando muito bonito”, elogiou.

Outro local que está recebendo melhorias é a região do entorno da Escola Municipal e Farol do Saber Herley Mehl. A recuperação de calçadas abrange também o CRAS Pilarzinho, a Unidade de Saúde Pilarzinho, o Centro de Educação Infantil Cinderela e a Praça Vasco José Taborda Ribas.

Zelo pela cidade

Airton dos Santos, que mora há 38 anos na região, disse que gostou muito das melhorias.

“Eu estudei nessa escola e meus irmãos também. É uma satisfação muito grande poder ver que o local está sempre recebendo melhorias”, disse Airton, que além das calçadas, citou como exemplo o Farol do Saber e Inovação Herley Mehl, que está passando por reforma e pintura atualmente.

No Pilarzinho, a requalificação de calçadas nesta etapa terá extensão de 500 metros em piso de paver. A intervenção também contempla a recuperação de rampas de acessibilidade e meios-fios. A previsão de conclusão dos serviços está prevista para março deste ano.

Fonte: Prefeitura de Curitiba