Prefeitura de Curitiba vai contratar empresa especializada em operação e manutenção de sistemas de geração de energia fotovoltaica

Prefeitura de Curitiba vai contratar empresa especializada em operação e manutenção de sistemas de geração de energia fotovoltaica

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está com dois pregões eletrônicos em andamento. O primeiro (PE 462/2023 SMMA) tem por objeto a operação e manutenção das instalações da Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, no qual estão instalados, em solo, 8.596 módulos fotovoltaicos de 530 kWp de potência aparente, 17 inversores que totalizam 3.500 kW de potência real e todos os demais equipamentos necessários para a operação da usina.

O segundo pregão eletrônico (PE 464/2023 SMMA) é formado pelas demais unidades de geração de energia fotovoltaica instaladas ou em fase final de instalação em telhados de prédios públicos municipais, que são o Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura; os Terminais Solares Pinheirinho, Boqueirão e Santa Cândida e a Estufa Solar do Jardim Botânico, incluindo ainda a Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel, localizada no Parque Barigui. Estas unidades totalizam 3.851 módulos e 22 inversores instalados, com potências variadas, e uma turbina hidráulica.

O pregão eletrônico para manutenção e operação da Pirâmide Solar de Curitiba será dia 12 de dezembro, com início às 8h30.

O pregão eletrônico para manutenção e operação de Unidade de Geração Fotovoltaica instaladas em telhado e da Central Geradora Hidráulica será também no dia 12 de dezembro, com início às 14h. 

As propostas devem ser enviadas no dia da abertura nos horários estabelecidos para o pregão eletrônico, através do Portal de Compras Eletrônicas do Município de Curitiba. Todas as informações necessárias podem ser consultadas no endereço eletrônico e-Compras.curitiba.pr.gov.br.

A coordenação do processo licitatório é do Departamento de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As empresas devem ser aptas para fazer a manutenção de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica instalado em solo e em telhados, e também a manutenção da Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel instalada no Parque Barigui, que fazem parte do programa Curitiba mais Energia

Fonte: Prefeitura de Curitiba