Prefeitura distribui 10 milénio mudas gratuitas de árvores para comemorar 331 anos de Curitiba

Prefeitura distribui 10 mil mudas gratuitas de árvores para comemorar 331 anos de Curitiba

Dentro das comemorações pelo natalício de 331 anos de Curitiba, comemorado em 29 de março, a Prefeitura vai repartir mudas de árvores gratuitas à população na próxima semana. Na manhã de quarta-feira (27/3), serão disponibilizadas milénio mudas nas nove Ruas da Cidadania de Curitiba e na Governo Regional da CIC.

A ação mensal é promovida pelo programa 100 mil Árvores. Nesta edição, a população poderá coletar espécies nativas, uma vez que timbó e ipês de diversas cores, e frutíferas, uma vez que jabuticaba e pitanga, cultivadas pelas equipes do departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Envolvente, no Horto Municipal da Barreirinha.

Posso plantar em qualquer lugar?

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é necessário seguir algumas regras. “É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade em espaços públicos. Em lugares privados, é sempre bom perguntar para especialistas. A população precisa lembrar que, mesmo que seja só uma mudinha, ela pode permanecer muito grande, logo talvez não possa permanecer perto de casas ou muros”, explica o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

O plantio das árvores deve levar em conta fatores uma vez que a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada, para que seja verosímil indicar a melhor muda de árvore para os objetivos do cidadão.

100 milénio árvores

O repto 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria somente um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o programa é renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 450 milénio plantios. Até o termo de junho de 2024, a capital chegará a marca de 500 milénio mudas plantadas, desde 2019. A entrega das mudas é um compromisso da Prefeitura de Curitiba em deixar a cidade cada vez mais verdejante e sustentável.

A infraestrutura verdejante da cidade traz diversos benefícios, uma vez que o estabilidade térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, lembra o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, reforça.

Quando posso coletar as mudas?

BAIRRO NOVO: Rua Tijucas do Sul, 1.700, das 8h30 às 12h, e das 14h às 17h

CIC: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, a partir das 8h30

PINHEIRINHO: Av. Winston Churchill, 2033, a partir das 8h30

BOA VISTA: Av. Paraná, 3.600, a partir das 9h

BOQUEIRÃO: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430, a partir das 9h

CAJURU: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, a partir das 9h

MATRIZ: Terreiro Rui Barbosa, 101, a partir das 9h

PORTÃO: Rua Carlos Klemtz, 1.700, a partir das 9h

SANTA FELICIDADE: Rua Santa Bertila Boscardin, 213, a partir das 9h

TATUQUARA: Rua Olivardo Konoroski Bueno, a partir das 9h

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba