Prefeitura vai pagar licença-prêmio a 8.797 servidores na terça-feira

Prefeitura vai pagar licença-prêmio a 8.797 servidores na terça-feira

 

A Prefeitura de Curitiba vai pagar, na próxima terça-feira (6/9), cerca de R$ 160 milhões a 8.797 servidores que escolheram receber a licença-prêmio em dinheiro (pecúnia). Os valores serão depositados em parcela única na conta dos beneficiados.

O contracheque correspondente à licença-prêmio foi liberado nesta sexta-feira (2/9). Basta clicar em “Folha de Ajuste n° 5 – Setembro de 2022”.

Os servidores que se candidataram para receber e ainda não conferiram se foram selecionados podem verificar a lista definitiva de pagamento da licença-prêmio no Portal do Servidor.  

 

Controle financeiro

Marta Garcia da Silva Cerqueira é uma das pessoas que vão receber a licença-prêmio vencida e não fruída. Para a servidora, o dinheiro é muito bem-vindo.

“O pagamento veio em um mês em que o dinheiro extra vai ser muito útil para mim, vou conseguir usar o valor para pagar algumas despesas médicas da minha família com que eu não estava contando”, relata Marta.

Ela é servidora da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Smsan) há 28 anos, trabalha na Administração Regional Portão/Fazendinha e conta que além da licença-prêmio que vai receber agora já tem direito a mais duas não-fruídas, que espera receber em pecúnia nos anos seguintes.

“Minha expectativa é usar o dinheiro que tenho a receber para ajustar minha vida financeira. Nada de ir pro shopping gastar. Quero usar a próxima licença-prêmio para quitar um empréstimo consignado que fiz e acertar as contas até a minha aposentadoria”, ela calcula também que, até a data de se aposentar, vai ter direito a receber mais uma licença-prêmio vencida.

Servidores aprendem sobre educação financeira pelo Portal Aprendere 

Novos pagamentos

Todos os servidores que têm licenças não fruídas poderão se habilitar para o recebimento futuramente. A divulgação para o aceite será estabelecida ano a ano depois que for definido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) o valor a ser disponibilizado para o pagamento.

A expectativa é de que um novo repasse para pagamento seja feito a partir de 2023. A liberação de recursos depende da disponibilidade financeira do Município.

O que é

A licença-prêmio é uma licença especial de três meses de afastamento remunerado a cada cinco anos de trabalho, desde que o servidor cumpra os requisitos exigidos. Têm direito à fruição ou ao pagamento servidores que ingressaram no quadro até dezembro de 2018.

Pela primeira vez, os servidores da ativa têm a possibilidade de receber o valor correspondente à licença-prêmio em dinheiro.

Fonte: Prefeitura de Curitiba