Prêmio para queijos produzidos no Paraná é lançado no Mercado Municipal

Prêmio para queijos produzidos no Paraná é lançado no Mercado Municipal

 

O Mercado Municipal de Curitiba foi palco, nesta quarta-feira (31/8), do lançamento da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, que vai escolher os melhores queijos do Estado em 19 categorias divididas entre leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha, leite de búfala e especialidades queijeiras e criações com queijos aromatizados, com doces, ervas e café.

As inscrições começam nesta quinta-feira (1/9) e vão até 1° de março de 2023 pelo site sistemafaep.org.br. A cerimônia de premiação está marcada para o 1 de junho do ano que vem.

A iniciativa é da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite–PR) e tem apoio da Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

O secretário de Segurança Alimentar, Luiz Gusi, destacou a importância do prêmio para a cadeia produtiva de leite e derivados do Paraná. “Essa ação integrada entre várias entidades reforça a responsabilidade da Prefeitura e do Mercado Municipal de ser cenário para a conexão entre o mundo produtivo e o mercado consumidor, com os agricultores e produtores de queijo como protagonistas deste processo”, salientou o secretário.

O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, lembrou que o Paraná é destaque nacional na produção de leite, não só em quantidade, mas também na qualidade. “Nossos produtores também fabricam queijos de excelência, alguns premiados internacionalmente. Esse prêmio vem reconhecer a importância desse setor, em diversos aspectos”, afirmou Meneguette.

Prêmio

O Prêmio Queijos do Paraná é composto por uma série de iniciativas ao longo do segundo semestre de 2022 e do primeiro semestre de 2023, que envolvem a qualificação de produtores de leite, produtores artesanais de queijos e indústrias lácteas.

O prêmio faz jus à importância do setor leiteiro estadual: há produção de leite em todos os 399 municípios do Paraná.

O Estado é o segundo maior produtor de leite do país, com 12 milhões de litros/dia, dos quais 5 milhões de litros são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria-prima, fortalecendo o setor e gerando empregos e renda.

Presenças

Participaram do evento o presidente Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Natalino Avance de Souza; o superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná, Wilson Thiesen; o presidente Fecomercio. Ari Bitencourt; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Brunel; o representante da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Horácio Slongo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba