Prestes a completar 170 anos, Cemitério Municipal de Curitiba faz as primeiras visitas noturnas de 2024

Prestes a completar 170 anos, Cemitério Municipal São Francisco de Paula abre os portões para as primeiras visitas noturnas de 2024Foto: Hully Paiva/SMCS

No mês de dezembro, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula vai completar 170 anos de história. Os preparativos para a celebração já começaram e a primeira atração será a volta das visitas noturnas temáticas.

Nesta terça-feira (26/3), a partir das 18h, a Prefeitura de Curitiba vai penetrar as inscrições para as primeiras visitas noturnas ao Cemitério Municipal. A atividade também faz secção das comemorações pelos 331 anos de Curitiba, que serão celebrados na sexta-feira, dia 29 de março.

Serão disponibilizadas 240 vagas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Guia Curitiba, a plataforma de gestão dos eventos da Prefeitura. Para se inscrever, também é preciso ter registro no e-Cidadão.

Datas

As visitas noturnas guiadas serão feitas na quarta (27/3), quinta (28/3) e sexta-feira (29/3) e no sábado (30/3), das 19h às 22h. Cada noite terá 60 vagas. Em caso de chuvas, a visitante é cancelada.

A atividade é guiada pela diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Envolvente, Clarissa Grassi, que também é pesquisadora cemiterial e responsável pela programação. Até o término do ano, todos os meses, serão repetidas as visitas guiadas no Cemitério São Francisco de Paula, sempre acompanhadas pela lua enxurrada.

Visitante temática

As primeiras visitas de 2024 terão uma vez que tema as mulheres pioneiras da cidade e os ícones curitibanos. Os visitantes vão saber os túmulos de Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil, e Maria Falce de Macedo, primeira médica do Paraná, e das famílias Leão (da Mate Leão), Essenfelder e da Cini, por exemplo. 

“Nós vemos esses locais uma vez que dispositivos de memória, não uma vez que simples túmulos. Nestas visitas contamos a história dessas pessoas e a arquitetura e os elementos simbólicos presentes nestes túmulos”, explicou Clarissa.

Atração concorrida

Mais de dez milénio pessoas já participaram das visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, desde 2017, quando ela foi institucionalizada.

“Centenas de pessoas realizam o login pelo Guia Curitiba no mesmo horário, portanto as mesmas inscrições são realizadas simultaneamente. Lembramos que as inscrições são individuais, justamente para que o processo de ocupação das vagas seja realizado de forma isonômica e manipresto, sem qualquer tipo de favorecimento”, explicou Clarissa Grassi.

A diretora conta que as vagas se esgotam rapidamente. Portanto é recomendado que os interessados já estejam logados e em frente ao computador às 18h desta terça-feira (26/3) para tentarem uma vaga.

História da cidade

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram secção da história da cidade. A visitante guiada noturna tem uma vez que objetivo explorar a cidade dos mortos, partindo de um olhar focado nas trajetórias das pessoas ali sepultadas.

A visitante guiada noturna reúne informações sobre arquitetura, geologia, simbologia e arte presentes nos túmulos do equipamento público mais velho da cidade.

Serviço

Inscrições para as visitas guiadas noturnas no Cemitério Municipal São Francisco de Paula

Orifício: às 18h de terça-feira (26/3) no Guia Curitiba

Datas das visitas: de 27/3 a 30/3, das 19h às 22h

Sítio: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Rossio Padre João Sotto Maior, 50 – São Francisco)

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba