Primeiro Viva o Sábado do ano promove diversão e atividade física para famílias em Curitiba

Primeiro Viva o Sábado do ano promove diversão e atividade física para famílias em Curitiba

No primeiro Viva o Sábado de 2024, adultos e crianças desfrutaram das piscinas promovidas pelo programa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Desde sua implantação em julho do ano passado, o programa tem se destacado como uma oportunidade única para a comunidade curtir momentos de lazer e exercícios ao ar livre.

A piscina do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na praça Osvaldo Cruz, foi palco de animação, com aproximadamente 50 pessoas participando das atividades, que começaram às 13h30 e seguiram até às 17h30. Com a supervisão atenta de guarda-vidas, a segurança dos participantes foi uma prioridade, permitindo que todos se divertissem com tranquilidade.

Começa neste domingo a programação especial de lazer e diversão do Verão Curitiba 2024

O empresário Fernando Mensen, de 42 anos, expressou sua satisfação com a iniciativa ao trazer a família para aproveitar o dia. “Eu acho muito legal, principalmente porque meu filho ama piscina. É a primeira vez que viemos, minha esposa que fez a inscrição. Vamos voltar outras vezes, com certeza,” disse ele.

A dona de casa Diulyenne Tramontini, de 37 anos, destacou a disponibilidade das piscinas para a população. “Para quem não tem condições de se associar a clubes, essa ação da prefeitura é bem importante, ter as piscinas liberadas assim é muito bom”, conta Diulyenne, que levou o filho Nicolas de 5 anos para aproveitar o dia de lazer.

Para participar é necessário se cadastrar semanalmente, a partir da terça-feira que antecede o sábado de atividades. Cada pessoa poderá levar outras três, que também têm que estar cadastradas no e-Cidadão e no Guia Curitiba.

Veja no passo a passo como participar

– Cadastro prévio no e-Cidadão.

– Para participar das atividades nas piscinas a idade mínima é de 3 anos.

– O agendamento prévio deve ser feito pelo Guia Curitiba.

– É preciso fazer exame físico de pele, que terá validade de um ano, podendo ser feito por médico (CRM) ou enfermeiro (Coren).

– Crianças menores de 6 anos devem usar boia de braço ou dispositivo similar para entrar na piscina.

– O uso de touca de natação, roupa de banho adequada e chinelo é obrigatório.

– A utilização de bronzeador, protetor solar e outros cremes é proibida para preservar a qualidade da água.

– A circulação em áreas não autorizadas, consumo de alimentos e bebidas alcoólicas, uso de equipamentos de som particular e a entrada de animais domésticos são proibidos nas instalações.

Horários e locais

Geral: das 13h às 18h

Piscinas: das 13h30 às 17h15

Clube da Gente do Boa Vista – Piscina

Clube da Gente de Santa Felicidade – Piscina

Clube da Gente do Bairro Novo – Piscina, quadra (agendamento), sala de ginástica (auditório)

Clube da Gente do Tatuquara – Piscina

Centro da Juventude Audi União – Piscina, quadra

Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser – Piscina, quadra externa (livre)

Centro de Esporte e Lazer João Derosso – Quadra de Tênis (agendamento), quadra poliesportiva externa (grupos de cumbuca de futsal), cancha de areia (livre)

Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira – ginásio (com agendamento mensal e controle de frequência), campo de futebol americano (com agendamento mensal, com clubes junto à federação – termo de cooperação técnica), quadras de areia-livre, quadra poliesportiva (livre), pista de skate (livre)

Centro de Esporte e Lazer Zumbi dos Palmares – quadra poliesportiva (livre), quadra de futebol sintético (livre), quadras de areia vôlei e futebol (livre), sala de ginástica (agendamento)

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba