Procuradoria-Geral de Curitiba promove Feira de Trocas para servidores

Procuradoria-Geral de Curitiba promove Feira de Trocas para servidores

Como parte do Programa PGM 2023: Rumo à Inovação, acontece nesta semana a Feira de Trocas da Procuradoria-Geral do Município. A iniciativa começou nessa quinta-feira (7/12) na sede da Procuradoria (Av. João Gualberto, 241) e vai até esta sexta-feira (8/12).

O evento oferta peças de roupa, utensílios domésticos, peças de decoração e outros acessórios, doados por servidores da PGM. A cada item é atribuído um valor em “pinhões”, uma moeda própria da feira, e para adquiri-los é necessário doar alguma peça. A ação é voltada a servidores que atuam na Procuradoria.

“As pessoas sempre têm coisas que não precisam mais, e aqui podemos reaproveitar tudo, no molde da economia circular, que aumenta a vida útil dos produtos. E promover a feira exclusivamente para os servidores faz com que tudo fique mais tranquilo e, principalmente, mais seguro”, destaca a servidora da Procuradoria Fiscal (PGF) e organizadora da feira, Tane Silvana Sumi Forgati.

Ela ainda relata que o sucesso desta primeira edição de feira deve fazer com que a ação ocorra a cada quatro meses, sempre com a duração de dois dias. Segundo ela, também há planos de promover eventos parecidos para servidores de outras áreas da Prefeitura.

Iniciativa aprovada

O evento teve adesão dos funcionários. Ana Lucia Schwazbach, de 51 anos, encontrou um item que não esperava no evento.

“Eu já estava interessada nas roupas e outras peças que estariam aqui. Encontrei um quebra-cabeça, que é uma coisa que eu adoro. Fiquei impressionada como as pessoas doaram itens legais”, conta a servidora.

Já para o servidor Adam Gomes, de 35 anos, a ideia e o sistema da feira foram o que mais chamou a atenção: “É uma ótima iniciativa, e essa moeda é bem legal. Já estou levando uma toalha personalizada, e vou voltar, quem sabe junto com outros servidores”, relata Gomes.

Funcionários de segurança, limpeza e manutenção da sede da Procuradoria e os estagiários do órgão também foram convidados ao evento e receberam uma quantia inicial de pinhões.

Objetivo da ONU

A iniciativa atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da produção e consumo responsáveis. Os 17 ODS formam um plano estratégico para que cada país consiga atingir as metas propostas.

Na Procuradoria, a Feira de Trocas faz parte do Programa PGM 2023: Rumo à Inovação, que propõe aprimorar práticas e processos de trabalho. “O programa deste ano tem o objetivo de criar e de fazer diferente, por isso estamos iniciando essa feira. Já tínhamos essa ideia há algum tempo, mas nesse ano, com as pessoas certas, conseguimos promover a feira”, explica a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso.

Neste ano, o PGM 2023 já promoveu práticas como visitas a órgãos da Prefeitura, cursos de capacitação, e debates a respeito de Inteligências Artificiais (IA), que também já estão sendo implementadas nas atividades da Procuradoria.

Serviço

Feira de Trocas da PGM

Local: Procuradoria Geral do Município (Av. João Gualberto, 241), no Ático

Data: 8 dezembro (sexta-feira), das 9h30 às 16h30

Fonte: Prefeitura de Curitiba