Programa COM-POS-TE impulsiona a prática sustentável nos bairros de Curitiba

Programa COM-POS-TE impulsiona a prática sustentável nos bairros de Curitiba

Os moradores da Regional Bairro Novo vão começar a fazer a compostagem doméstica e usar o resíduo orgânico que geram em casa para produzir adubo. Nesta terça-feira (14/11), houve entrega de composteira domésticas do Programa Municipal de Compostagem de Curitiba, o COM-POS-TE, na Rua da Cidadania do Bairro Novo.

Os interessados em adotar a compostagem doméstica se inscreveram no site Guia Curitiba. Líderes comunitários, representantes de hortas comunitárias e membros do Ecocidadão estiveram entre os beneficiados, recebendo os kits.

O analista de projetos Elton da Cruz, 34 anos, retirou um kit. “Eu tenho horta em casa com couve, alface e alguns temperos e já vinha pesquisando sobre a compostagem. Agora vou poder começar a utilizar o adubo da compostagem”, disse ele.

A estudante de pedagogia Maria Helena Fagundes, 28 anos, ficou sabendo da distribuição pelo site da Prefeitura e correu pra garantir uma. “Além de ajudar na hortinha de casa, vai ajudar o meio ambiente reduzindo o lixo orgânico, o que é ótimo”, ressaltou.

Sustentabilidade

A compostagem doméstica não apenas diminui a pegada de carbono, mas também contribui para a fertilização do solo, promovendo práticas agrícolas sustentáveis. É o que explica a engenharia sanitarista da Secretaria do Meio Ambiente, Alice Santana.

“A ideia do programa é mudar o hábito da população em relação à geração de resíduos em casa e sua responsabilidade com eles. A compostagem faz com que o rejeito vire adubo para jardins e hortas, feche o ciclo da matéria orgânica e não vá para o aterro gerar poluição”, salientou.

Cronograma

O COM-POS-TE Curitiba vai disponibilizar gratuitamente 1.100 composteiras para moradores que já se inscreveram pelo Guia Curitiba. Os kits são formados pelas composteiras domésticas, minhocas e material para compostagem. O cronograma de entregas segue nos próximos dias:

17/11 – Regional Santa Felicidade

21/11 – Regional Fazendinha-Portão

22/11 – Regional CIC

24/11 – Regional Cajuru

28/11 – Regional Boa Vista

30/11 – Regional Boqueirão

1/12 – Regional Matriz

Como fazer compostagem

Outras informações sobre como fazer a compostagem, como é o programa e as regras de participação podem ser acessadas aqui nesta página especial.

Plástico compostável

Todos os moradores que foram retirar os kits de composteiras também receberam um plástico compostável com o material, uma sacola. A doação foi feita pela empresa Earth Renewable Technologies (ERT), que produz em Curitiba um plástico compostável pioneiro na América Latina, feito à base de plantas, que vira adubo em torno de 180 dias.

A ERT é parceira oficial da Prefeitura no programa COM-POS-TE e vai fornecer sacolas compostáveis com a marca da Família Folhas. As embalagens podem acondicionar os resíduos orgânicos e serem colocadas diretamente nas composteiras, tanto as industriais quanto as caseiras que estão sendo doadas.

Presenças

Participaram da entrega no Bairro Novo, o deputado estadual Mauro Moraes, o vereador Beto Moraes e o administrador regional Fernando Wernek Bonfim.

Fonte: Prefeitura de Curitiba