Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba fez a diferença para atletas, técnicos e instituições em 2023

Programa de Incentivo ao Esporte de Curitiba fez a diferença para atletas, técnicos e instituições em 2023

Em 2023 o Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba mais uma vez foi fundamental para atletas, paratletas, treinadores e instituições beneficiadas pelo programa.

Ao todo, entre homens e mulheres beneficiados foram 415 aletas, 59 paratletas, 41 treinadores, além de 99 instituições que foram incentivados em 2023, um investimento que superou os R$ 4 milhões.

 “Nosso objetivo é auxiliar e dar a oportunidade a todos os proponentes conseguirem recursos para o desenvolvimento do trabalho das instituições e das carreiras dos técnicos e atletas”, disse Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Resultados

Com o apoio da Prefeitura de Curitiba, atletas curitibanos estão fazendo história e alguns já conquistaram suas vagas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.

“Representar o Brasil nos Jogos Olímpicos é o sonho de todo atleta e eles merecem essa oportunidade por tudo que fazem. Essa façanha mostra também que o nosso programa de Incentivo ao Esporte está investindo no lugar certo”, disse o diretor de Incentivo ao Esporte da Smelj, Guilherme Schlichta.

Já estão com o passaporte carimbado para Paris a atleta Bárbara Domingos e a técnica Márcia Naves, da ginástica rítmica; o técnico Rodrigo Ferla do taekwondo paralímpico, melhor técnico do mundo na modalidade pela segunda vez em 2023; as atletas Julia Soares e Carolyne Pedro e a técnica Iryna Yashenko na ginástica artística; o paratleta Ronan Cordeiro no triahlon paralímpico; Isabela Antonieto de Abreu, no Pentatlo Moderno; Mari Christina Santilli, na Canoagem Paralímpica; e Vitor Tavares, Edwarda de Oliveira Dias e Rogério Junior Xavier De Oliveira no parabadminton.  

Títulos conquistados

Os atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba colecionam títulos dentro e fora do Brasil.

Alessandra Barbosa Santos, atleta de judô sub13, treinada pelo professor Saimon Magalhães, conquistou dois títulos brasileiros. Zezinho Muggiati foi campeão brasileiro de Stock Series. Técnicos e atletas de taekwondo e parataekwondo, com ótimos resultados na Copa do Brasil, garantiram o vice-campeonato ao Paraná.

Curitiba Silverhawks, equipe feminina de futebol americano, foi campeã brasileira. Hannelyze Wagner e Letícia Catai, campeãs brasileiras de hipismo. Ana Laura Schluga, atleta de karatê sub 14, campeã do Brasil Open. Maria Joaquina Reikdal, campeã mundial de patinação artística sobre rodas. O judoca Gustavo Vechi Milano foi convocado para a seleção brasileira sub21, além de vários outros atletas de outras modalidades que também foram convocados para seleções brasileiras.

Mas não para por aí. Larissa Novaki, do taekwondo sub-15, treinada pela técnica Juliana Ribeiro, foi campeã no Supercampeonato de Taekwondo disputado em Fortaleza. No rugby, Rafaella de Conti Zanelato foi escolhida como melhor atleta do ano nesta modalidade. Giovana Bento foi convocada para representar o Brasil no Mundial de canoagem na Itália.

Para fechar, a triatleta curitibana Gabrielle Lemes e o nadador curitibano João Guilherme Fernandes Pereira, ambos incentivados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, foram convidados a treinar e estudar em universidades norte-americanas.

Jogos Panamericanos

Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, oficialmente denominados como XIX Jogos Pan-Americanos e disputados em Santiago, capital do Chile, a equipe brasileira terminou em segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Os atletas de Curitiba colaboraram com esse resultado:

Esgrima

Alexandre Camargo – 2 Bronzes

Leopolodo Luiz Gubert Filho

Fabrizzio Lazzarotto de Andrade

Ginástica rítmica

Bárbara de Cássia Godoy Domingos – 3 Ouros e 2 Pratas

Márcia Naves

Triathlon

Kauê Willy Cardoso

Pentatlo moderno

Isabela Antonietto de Abreu – Prata

Ginástica artística

Iryna Iashenko

Julia Soares – Prata

Carolyne Pedro – Prata

Natação

Fernanda de Goeij – Bronze

Jogos Parapanamericanos

Parabadminton

Vitor Gonçalves Tavares

Edwarda de Oliveira Dias – Ouro

Rogério Junior Xavier De Oliveira – Ouro

Italo Hauer

Taekwondo

Rodrigo Ferla

Carlos Geraldo Coelho Alves Junior

Cristhiane Neves do Nascimento

Pedro Paulo Neves da Silva

Futebol de cegos

Cassio Lopes dos Reis – Ouro

Jeferson da Conceição Gonçalves – Ouro

Tiago da Silva – Ouro

Bocha paralímpica

Elizeu dos Santos

Tênis de mesa

Eziquiel Babes

2024

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba para 2024 teve 880 projetos protocolados que estão em fase de análise documental e técnica para início em março do próximo ano.

Dúvidas sobre o programa, o protocolo e a documentação deverão ser encaminhados aos seguintes canais de contato:

Fones: (41) 3350-3722 / 3350-3747

Whatsapp: 8535-0844

incentivoaoesporte@curitiba.pr.gov.br

incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura de Curitiba