Radioamadores credenciados para atuar em emergências recebem coletes da Defesa Civil

Radioamadores credenciados para atuar em emergências recebem coletes da Defesa Civil

 

Voluntários que integram a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba (RMERC) receberam coletes de identificação e bonés da Defesa Civil para atuar em situações de emergência. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (1/9) na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

Estão credenciados e habilitados 25 radioamadores. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, a atuação desses voluntários é fundamental em uma situação de emergência.

“Casos recentes, como o da tragédia em Petrópolis, no Rio de Janeiro, mostrou que a atuação dos radioamadores foi essencial para a comunicação e atendimento da população quando se perde o acesso à rede elétrica, de telefonia e internet”, explicou o coordenador.

“Ficamos contentes de sermos certificados e identificados como parte integrante de uma instituição como a Defesa Civil. Servir as pessoas e contribuir com a comunidade é um dos objetivos do nosso trabalho”, diz Marcos Renato Figueiroa, presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Paraná (Labre-PR).

O superintendente executivo de Defesa Social de Curitiba, José Semmer Neto, destacou o trabalho realizado pela Defesa Civil municipal. “Temos muito orgulho de estar organizados com a sociedade civil. Hoje as ações da Defesa Civil são destaque e referência nacional no que se refere ao preparo para situações de emergência”, destacou o superintendente.

Credenciamento

Para integrar a rede municipal, o radioamador precisa assinar um termo de adesão junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e passar por uma capacitação.

Depois de cumprida essas etapas de cadastro e qualificação, o voluntário recebe uma credencial, colete e boné da Defesa Civil para atuar em situações de emergência.

Fonte: Prefeitura de Curitiba