Reunião pública apresenta plano da Prefeitura de Curitiba para a preservação da capoeira

Reunião pública apresenta plano da Prefeitura de Curitiba para a preservação da capoeira

No próximo dia 8 de dezembro, a Prefeitura de Curitiba realiza uma reunião pública para expor os planos de preservação e ampliação da prática da capoeira na Vila 29 de Outubro do bairro Caximba. O evento vai acontecer no auditório da Administração Regional do Tatuquara, a partir das 13h30.

Além da comunidade do Bairro Novo da Caximba, participarão representantes das secretarias municipais envolvidas nas atividades propostas no Plano de Gestão do Bem Imaterial Registrado e Projeto Integrado de Educação Patrimonial da Capoeira, mestres de capoeira de diferentes grupos da cidade e também foram convidados o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério Público do Paraná.

O objetivo é detalhar para a comunidade e a sociedade civil organizada as ações previstas para o incentivo da prática da capoeira no local.

Com a implantação do Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, a região onde hoje a prática é desenvolvida fará parte da área de regulação da drenagem, além de ser recuperada e integrada ao corredor verde, compondo a Reserva do Bugio e o anel de conservação sanitário – ambiental do Rio Barigui.

No Bairro Novo da Caximba, a prática da capoeira será ampliada e envolverá crianças e jovens do território em um espaço específico na Escola Municipal Joana Raksa, com toda a estrutura para a prática e armazenamento dos instrumentos, no contraturno escolar.

Também será tema de exposições itinerantes, organizadas e exibidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Outra ação prevista é a construção de um espaço para a roda de capoeira na praça da Comunidade, uma estrutura de atividades no futuro parque linear do Bairro Novo da Caximba. Uma das unidades mistas do projeto, próxima à praça da Comunidade, também será dedicada ao ensino da capoeira, que hoje é feito pelo grupo Arte e Raça.

Para facilitar o acesso da comunidade ao evento, serão disponibilizados ônibus gratuitos entre o Escritório Local (ELO) da Cohab, na Rua Delegado Bruno de Almeida, 8080, até a Rua da Cidadania do Tatuquara, a partir das 13 horas. O transporte também vai funcionar para o retorno à Vila 29 de Outubro, às 17 horas.

Mais informações sobre a reunião podem ser obtidas no ELO ou junto à Administração Regional do Tatuquara.

Fonte: Prefeitura de Curitiba