Roda de conversa em Curitiba resgata a história da baronesa do Serro Azul

Roda de conversa em Curitiba resgata a história da baronesa do Serro Azul

Na Rua Carlos Cavalcanti, no Núcleo, um casarão vermelho se destaca. É o Solar do Barão, símbolo da fidalguia paranaense e atualmente um multíplice de artes gráficas da Instauração Cultural de Curitiba. Ali, será apresentado um pouco sobre a história de quem viveu no lugar: a baronesa do Serro Azul, Maria José Correia, uma das figuras femininas marcantes na história curitibana entre o termo do século 19 e primícias do 20.

No dia do natalício da baronesa, na sexta (19/4), das 14h às 16h, sua vida e trajetória serão apresentadas em uma roda de conversa, acompanhadas por documentos históricos, no vetusto jardim do Solar. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo Guia Curitiba.

Baseada na pesquisa das mediadoras Amanda Prado, Lorena Del Castel, Lilian Mendes e Mariane Pagio, a ação resgata a memória e o papel da baronesa na sociedade e encontra novas narrativas desta mulher que teve sua história invisibilizada e sua vida sempre vinculada aos assuntos relacionados ao marido.

Amanda Prado destaca a prestígio histórica e a trajetória da baronesa. “Nós planejamos essa roda de conversa para que o público possa saber a trajetória dessa mulher que, contrariando as expectativas da era, continuou adiante dos negócios da família, criou os filhos e se fez presente na sociedade porquê uma importante figura feminina do período”, comenta.

Outros roteiros

O evento é segmento da programação Ação Educativa, que todo mês oferece uma série de visitas mediadas em diversos espaços da Instauração Cultural de Curitiba. 

Nas visitas, o público tem a oportunidade de explorar diversos locais e aprender sobre diferentes temas, porquê a história da cidade e da arte paranaense, que incluem o Solar do Barão e da Baronesa, o Setor Histórico, os Painéis de Poty, o Paranismo, a Grama Mate, além de museus e exposições.

Em abril, a Ação Educativa deve receber tapume de 900 visitantes, com o atendimento de mais de 30 escolas. Cada visitante mediada é personalizada para o grupo.

As visitas mediadas ocorrem com agendamento prévio e podem se inscrever grupos de até 30 pessoas. Elas acontecem de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (41) 3321-3275 ou pelo e-mail [email protected].

 

Serviço

Roda de Conversa – Baronesa do Serro Azul

Data: 19/04 

Horário: 14h às 16h

Sítio: Solar do Barão | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Núcleo

Inscrições

Visitante Mediada sob agendamento:

Agendamentos: (41) 3321-3275 ou [email protected]

 

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba