Roda Pedagógica presencial está de volta e traz educação infantil como destaque

Roda Pedagógica presencial está de volta e traz educação infantil como destaque

 

Após os meses de isolamento por causa da pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal da Educação retomou as reuniões presenciais da Roda Pedagógica, uma iniciativa que abre espaço para a apresentação e compartilhamento de ideias.

Os temas deste primeiro encontro presencial foram educação infantil, cidades educadoras, gerenciamento de resíduos, cuidado com espaços públicos para crianças, entre outros.

“Este é um espaço de oportunidades para cada um mostrar o que está fazendo nas unidades e encaminharmos sugestões”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ela também destacou as possibilidades pedagógicas que os novos Faróis Móveis trazem às práticas já desenvolvidas nas unidades.

A professora Francine Vasconcellos Nico, da Escola Municipal Cerro Azul (Boa Vista), apresentou seu trabalho sobre o ciclo de vida das borboletas, que surgiu de uma curiosidade das crianças do pré em relação a uma lagarta encontrada no pátio.

“Elas ficaram muito interessadas em saber o que era aquele bichinho e a partir daí queriam descobrir no que ele se tornaria”, contou. As crianças fizeram desenhos de lagartas, casulos e borboletas e até uma borboleta de plástico, com garrafa de água e outros materiais recicláveis. “Um motorzinho instalado na garrafa faz as asas baterem quando vira borboleta. Como precisava de solda, essa parte não fiz com eles, mas todo o resto, sim”, relatou Francine.

 

A professora Elisângela Munaretto, da Escola João Macedo Filho (Cajuru), trabalha a iniciativa dos “vigilantes de resíduos”, onde os estudantes monitoram os hábitos de familiares para ver o que está errado na hora do descarte e pode ser corrigido. “Esta possibilidade de diálogo aberto é muito importante”, comentou Elisângela.

Também participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da SME, Marise Jeudy Moura de Abreu; a diretora de Educação Infantil Kelen Collarino; e as professoras Vanessa Muniz Rodrigues (CMEI Tia Eva, na CIC) e Vivian Mazurosky Matalom (CMEI Maria Viezzer, de Santa Felicidade).

Como participar?

A Educação disponibiliza periodicamente um banner em seu site, é só preencher o formulário e aguardar o contato. As reuniões serão realizadas na sede da Secretaria, no Alto da Glória, como ocorria antes da pandemia da covid-19, com declaração de comparecimento.

Fonte: Prefeitura de Curitiba