São Francisco gigante, Diane White-Clayton e Fafá de Belém: saiba quais são os espetáculos do Natal de Curitiba

São Francisco gigante, Diane White-Clayton e Fafá de Belém: saiba quais são os espetáculos do Natal de Curitiba

Um espetáculo inédito, baseado na criação do primeiro presépio natalino por São Francisco de Assis, vai abrir o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, na próxima quarta-feira (22/11), às 19h30, no centro histórico da cidade. O Auto de São Francisco será encenado no circuito entre a Praça Garibaldi até o Largo da Ordem, ocupando as sacadas dos prédios históricos. Um dos destaques é a participação, na estreia, da cantora lírica brasileira Carmem Monarcha.

A primeira representação do presépio de Natal foi criada por São Francisco há 800 anos, como forma de comemorar o nascimento de Jesus. A história é interpretada por arautos franciscanos, sonorizada com sinos e cantos corais, e iluminada com efeitos especiais. São eles que narram tudo do alto das sacadas do Palacete Wolf, do Solar da Cultura e da Casa Hoffmann.

O destaque é uma imensa figura de São Francisco, que desce o caminho cercado por franciscanos e levando nas mãos pássaros iluminados que esvoaçam ao seu redor.

O público poderá acompanhar o trajeto da imagem até o Largo da Ordem, passando por um palco, em frente ao Memorial de Curitiba, onde um grande coral de anjos entoa uma bela canção de Natal. Ao mesmo tempo, o público é convidado a apreciar o acender das luzes da grande árvore de Natal no interior do Memorial.

A encenação chega ao fim com a formação do presépio no palco do Largo da Ordem, quando um cantor surge na sacada da Casa Hoffmann cantando a Oração de São Francisco. Uma estrela se ilumina no alto da Casa da Memória e os grupos corais Brasileirinho e Brasileiro cantam Aleluia.

A primeira apresentação do auto, no dia 22, termina com o brilho da soprano Carmem Monarcha, que interpretará canções natalinas acompanhada de um pianista. Cantora de fama internacional, Carmem se formou em escolas de canto lírico da Holanda, Áustria e Alemanha e por mais de 15 anos acompanhou o maestro André Rieu e sua Johann Strauss Orquestra nas turnês mundiais que percorreram mais de 70 países.

Espetáculos nos parques

Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Auto de São Francisco é a primeira de uma série de espetáculos e encenações que serão realizadas em teatros e espaços públicos da cidade durante o período de Natal. As apresentações do auto acontecem nos dias 23, 24, 28, 29 e 30 de novembro, às 19h30, no Largo da Ordem.

Outro espetáculo inédito do Natal 2023 é o Encontro de Emoções, que será apresentado de 26 de novembro a 23 de dezembro em palco montado no Parque Barigui. Atores, cantores e bailarinos contam a história do nascimento de Jesus como uma celebração de encontro. Este ano, o Barigui não terá o circuito natalino de carro, por isso o público vai percorrer o parque a pé até chegar ao local da encenação.

O circuito motorizado ficará reservado ao Parque Náutico, a partir de 1º de dezembro, que terá um upgrade de atrações, com diversas estações natalinas, portais iluminados, casa do papai noel, árvores de natal, banda de papais noéis e as encenações das três fases da história da Natividade: anunciação, a visita de Maria à sua prima Isabel e o presépio de Natal, tudo interpretado por atores.

Cenários naturais

O Passeio Público recebe, a partir de 30 de novembro, as tradicionais encenações do Auto de Adoração dos Reis Magos na Ilha da Ilusão, com atores e cantores que mostram a chegada dos reis magos à manjedoura, onde Maria e José embalam e acalentam o Menino Jesus recém-nascido.

A Escola de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, o Memorial Paranista e o Parque Tanguá, como nos anos anteriores, também serão palco de atrações natalinas. O cenário natural do Bosque Zaninelli, no Bom Retiro, proporciona um espetáculo visual de projeção mapeada, unindo a celebração do Natal e a preservação do meio ambiente.

O Memorial Paranista apresenta o Auto de Natal das Etnias, tendo como ponto de partida o clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, para uma encenação que celebra a união de todos os povos. Como acontece todos os anos, o Oratório de Natal do Parque Tanguá é destinado a encerrar as festividades ao ar livre, reunindo teatro, dança, ópera e circo.

Clássicos natalinos

Grandes espetáculos em teatros e espaços culturais também fazem parte da programação do Natal 2023. O primeiro será o concerto de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba com a regência da norte-americana Diane White-Clayton, no dia 29 de novembro, no Teatro Positivo. Com a participação dos coros Nosso Canto e MusicaR, será apresentado um programa de canções americanas do gênero spirituals. 

Este ano, entra na programação também o Teatro Regina Casillo, onde será apresentada, de 19 a 22 de dezembro, a ópera João e Maria, de Engelbert Humperdinck, baseada no conto de fadas dos Irmãos Grimm.

Apesar da temática infantil, a ópera é de grande maturidade musical e já foi gravada por grandes intérpretes do meio operístico.

Um dos grandes sucessos do Natal de Curitiba, o Balé Quebra Nozes será encenado de 6 a 10 de dezembro nas Ruínas de São Francisco, com a participação da renomada bailarina Ana Botafogo. Dirigido por Nicole Vanoni, numa produção da Curitiba Cia de Dança, o espetáculo poderá ser transferido para o Memorial de Curitiba em caso de chuva.

Outra atração inédita, trazida pela Sociedade Garibaldi, é o espetáculo Paz & Natal no Memorial de Curitiba, no dia 2 de dezembro, com a cantora Fafá de Belém.

O palco do Memorial de Curitiba terá o espetáculo Sinfonia de Natal, de 11 a 14 de dezembro, com a participação de um coral cênico e a Big Belas Band da Unespar.

Natal nas regionais

As tradicionais encenações natalinas nas regionais de Curitiba também contarão com novidades. Este ano, as crianças vão conhecer a história do presépio de São Francisco de Assis, numa versão reduzida do espetáculo do Largo da Ordem.

A encenação nas regionais é conduzida pelo personagem Curitibinha, com a participação de Francisquinhos. Mais uma vez, o destaque é o boneco gigante representando São Francisco. Cada dia numa regional, as apresentações acontecem de 27 de novembro a 7 de dezembro.

Finalizando a temporada de espetáculos nas regionais, um coro de mil crianças realiza no dia 8 de dezembro a Cantata de Natal do Bairro Novo. O maior coral infantil de Curitiba faz única apresentação com músicas de Natal ensaiadas pela maestrina Julia Saggin.

Outras grandes produções se somam à programação da Prefeitura de Curitiba, fazendo do Natal curitibano o maior em número de atrações: Natal Bradesco, no Palácio Avenida, Natal da Família Madalosso, em Santa Felicidade, Natal na Defensoria Pública, e o Natal nas Janelas do Instituto de Educação.

 

Roteiro de espetáculos do Natal de Curitiba 2023

Auto de São Francisco

Dias: 22, 23, 24, 28, 29 e 30/11

Horário: 19h30

Local: circuito da Praça Garibaldi até o Largo da Ordem, Centro Histórico, bairro São Francisco

Encontro de Emoções no Parque Barigui

Dias: de 26/11 a 23/12 (de terça a domingo)

De terça a quinta, às 19h30. De sexta a domingo, às 19h30 e 21h

Local: Parque Barigui, entrada pelo estacionamento da BR-277

Natal no Parque Náutico

Dias: de 1º a 23/12 (de terça a domingo), às 19h30

Local: Parque Náutico (Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n – Boqueirão)

Auto de Adoração dos Reis Magos no Passeio Público

Dias: de 30/11 a 23/12 (de quinta a domingo), às 19h30

Local: Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)

Floresta Encantada Electrolux: Viva o Brilho do Natal

Dias: 23 a 26/11; 2 e 3/12; 9 e 10/12; 16 e 17/11; e 22 e 23/12, sempre às 19h30

Local: Bosque Zaninelli (Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho)

Ópera das Etnias

Dias: de 12 a 16/12, às 19h30

Local: Memorial Paranista (R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)

Auto de Natal do Tanguá

Dias: de 20 a 23/12, às 19h30

Local: Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão)

Concerto de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba 

Dia: 29/11, às 20h

Local: Teatro Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)

Ingressos aqui

Ópera João e Maria

Dias: dias 19, 20 e 21/12, às 20h; dia 22/12, às 17h

Local: Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro)

Balé O Quebra Nozes

Dias: 6 a 10/12, às 20h

Local: Ruínas de São Francisco (Transferência para o Memorial de Curitiba em caso de chuva)

Paz & Natal com Fafá de Belém

Dia: 2/12, às 20h

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

*Em breve ingressos no Guia Curitiba

Sinfonia de Natal 

Dias: 11 a 14/12, às 19h30

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Encenações nas Regionais de Curitiba

Dias: 27/11 a 7/12, às 15h30

Local: Ruas da Cidadania

Cantata de Natal do Bairro Novo

Dia: 8/12, às19h

Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado)

Natal da Família Madalosso

Dias: 29/11 e 3, 5, 12, 17, 22 e 23/12, às 19h30 e 20h20

Local: Restaurante Madalosso (Av. Manoel Ribas, 5.875 – Santa Felicidade)

Natal na Defensoria Pública

Dias: 23, 24 e 30/11, às 18h

Local: Defensoria Pública do Paraná (Rua José Bonifácio, 66 – Centro)

Natal nas Janelas do Instituto de Educação

Dias: 11, 12 e 13/12, às 19h30

Local: Instituto de Educação do Paraná (Rua Voluntários da Pátria)

 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShoppingBarigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Cafe, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba  Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba