Saúde celebra Dia do Farmacêutico com homenagem a profissionais em Curitiba

Saúde celebra Dia do Farmacêutico com homenagem a profissionais em Curitiba

O Dia do Farmacêutico é celebrado em 20 de janeiro, mas a comemoração foi antecipada para esta sexta-feira (19/1), no Hospital Municipal do Idoso, onde dez profissionais foram homenageados.

Os farmacêuticos que receberam a homenagem trabalham na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e na Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), que gerencia o hospital.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, saudou os farmacêuticos em discurso de agradecimento aos profissionais. “O farmacêutico sabe trabalhar em conjunto”, disse ela.

Segundo a secretária, há mais de 100 farmacêuticos na SMS, espalhados em diferentes áreas, da atenção primária à vigilância sanitária. A Feas conta com outros 30 profissionais.

“Os nossos farmacêuticos merecem parabéns não só pelo que fazem nas nossas unidades, mas pela saúde em geral”, lembrou o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz.

Exemplo

Durante a solenidade, a farmacêutica Daiana Lugarini falou sobre a trajetória da farmácia no Hospital Municipal do Idoso, setor que coordenou por mais de 11 anos.

Para manter a segurança dos pacientes e evitar desperdícios, a farmácia do Hospital Municipal do Idoso conta com um setor de fracionamento.

O blister (cartela de medicamentos) é distribuído em doses unitárias para serem administradas na quantidade exata da receita, com zero desperdício.

 A farmácia do hospital inclui a Central de Misturas Intravenosas (CMIV), que prepara de 6 mil a 7 mil doses individualizadas e identificadas de medicação injetável ou oral (suspensão ou solução) por mês.

“É um modelo que garante segurança e eficiência para o paciente”, afirmou Daiana, hoje gerente do Núcleo de Assistência Especializada (NAE) da Feas.

Homenageados

Marcia Regina Curi

Simone Giordano de Lima

Fabiana Martins

Bruno Augusto Romero Althaus

Elza Miura Sagawa Yokoo

Nayane Isis Martins Santos

Mariana Ribeiro Maso Lous

Tamara Matzembacher Panizza

Francielle Dechatnek

Daiana Lugarini

Presenças

A comemoração ainda contou com a presença da deputada estadual Márcia Huçulak; do diretor administrativo-financeiro da Feas, Olavo Gasparin; Tereza Kindra, do controle interno da SMS; Greyzel Benke, secretária-geral do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR); e profissionais de saúde.

Fonte: Prefeitura de Curitiba