Saúde inicia curso de cuidador de idosos em Curitiba com foco em boas práticas

Saúde inicia curso de cuidador de idosos em Curitiba com foco em boas práticas

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba iniciou nesta quarta-feira (24/1) o curso de cuidador de idosos. A primeira turma tem 30 alunos. As aulas serão em formato híbrido (online e presencial), duas vezes por semana, à noite.

Curitiba é reconhecida como Cidade Amiga do Idoso. O título foi concedido à capital paranaense pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2023, como lembrou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

“Este curso integra um conjunto de ações da Prefeitura de Curitiba voltadas aos idosos”, disse a secretária.

Durante a aula inaugural do curso, a secretária reforçou a importância do cuidado para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Segundo ela, pessoas capacitadas para isso podem evitar ou prevenir agravos à saúde deles.

Conteúdo

As aulas do curso reforçam orientações e cuidados com ênfase na nutrição, higiene, cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros, com foco em habilidades práticas.

Haverá aulas com geriatra, nutricionista e profissionais especializados em saúde do idoso, além de visitas técnicas e aulas com simuladores (bonecos usados para treinamento de profissionais de saúde).

“Era uma demanda da comunidade”, observou o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz.

O treinamento é voltado a ações de cuidados e de conforto do idoso (pessoas que necessitam de auxílio para realizar as tarefas do dia a dia, como tomar banho, ir ao supermercado, se vestir ou se alimentar).

“A capacitação vai permitir a melhoria do cuidado familiar e até a atuação profissional como cuidador de idosos”, afirmou a coordenadora do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da Feas, Gabriela Brandt.

Cecadeh

O Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da fundação foi criado em 2019. Já realizou 1.688 treinamentos, média de 140 por mês, com a participação de mais de 27 mil profissionais de saúde.

Feas

Com mais de 4 mil funcionários, a Feas é um órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Administra 29 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, como o Hospital Municipal do Idoso e o programa de atenção domiciliar Saúde em Casa.

Sua estrutura inclui o Centro Médico Comunitário Bairro Novo; as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC; a Central Saúde Já Curitiba; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros equipamentos públicos.

Presenças

A aula inaugural do curso também contou com a presença do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo; do diretor-executivo do Hospital Municipal do Idoso, Peterson de Souza; da diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Santos; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adílson Tremura; da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Roberta Pivatto; do representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Clovis Cechinel; profissionais de saúde e alunos do curso.

Fonte: Prefeitura de Curitiba