Saúde municipal tem 17 projetos premiados em mostra estadual de experiências na área

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba foram destaque no 8ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde, encerrada neste sábado (16/7), com 17 trabalhos premiados.

O Prêmio Inova Saúde Paraná foi realizado durante o 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva. A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que participou do evento com a palestra “Gestão em Saúde e as Lições da Pandemia”, parabenizou as equipes.

“As experiências vencedoras são um belo extrato de tudo o que o SUS de Curitiba faz por uma saúde de referência e de qualidade para a população. A eficiência também é uma ciência”, afirmou a secretária.

A SMS foi premiada com seis projetos. Dois deles foram apresentados pela ginecologista e obstetra Lourdes Terezinha Pchebilski. Ela foi responsável pelos relatos “Enfrentamento da Obesidade na Gestação na Atenção Primária à Saúde de Curitiba” e “A experiência de Curitiba na implantação de tutoria como estratégia de enfrentamento à sífilis”.

A obesidade é uma das três maiores causas de encaminhamento ao pré-natal de alto risco. Já a sífilis congênita é alvo de um esforço da SMS para reduzir a transmissão. “É um reconhecimento ao trabalho das equipes”, disse Lourdes, que atua na Rede Mãe Curitibana Vale a Vida e no Centro de Epidemiologia.

Vinculada à SMS, a Feas teve 11 trabalhos premiados, cinco a mais do que em 2021. “Parecer da Controladoria: a Relevância na Legalidade dos Processos Licitatórios”, de autoria da gerente de controladoria da fundação, Kamila  foi um dos relatos vencedores.

“Nós criamos uma ferramenta para fiscalizar o andamento dos processos licitatórios. Isso permitiu a checagem de cada modalidade de processo, observando as legislações e os princípios da administração pública “, contou Kamila.

Os premiados

•    Aline de Oliveira Perfeito

Implementação da Unidade de Atendimento ao Trabalhador em Saúde – Covid-19

SMS

•    Josué Mendes dos Santos

Projeto Piloto: Redução do Desperdício e Perdas de Materiais e Medicamentos da Unidade de Pronto Atendimento Sítio Cercado

SMS

•    Lourdes Terezinha Pchebilski

Enfrentamento da Obesidade na Gestação na Atenção Primária à Saúde de Curitiba

SMS

•    Lourdes Terezinha Pchebilski

A experiência de Curitiba na Implantação de Tutoria como Estratégia de Enfrentamento à Sífilis

SMS

•    Bárbara Munhoz da Cunha

Vigilância em Saúde nas ILPIS em Tempos de Pandemia: um Novo Olhar

SMS

•    Tatiane Correa da Silva Filipak

Gestão de leitos: Implantação de um Núcleo Interno de Regulação Central para o Gerenciamento de 525 leitos Hospitalares e de Retaguarda Durante a Pandemia de Covid-19

Feas

•    Kamila Tolari Faneco

Parecer da Controladoria: a Relevância na Legalidade dos Processos Licitatórios.

Feas

•    Esther Vieira Martins

Exercício Simulado de Resposta a Emergência: um Relato de Experiência

Feas

•    Gabriela Pinheiro Brandt

Desenvolvimento das Habilidades Sociomocionais do Residente e a Importância da Escuta Ativa: um Relato de Experiência na Residência em Área Profissional

Feas

•    Franciele Cieslinski Fernandes

Desafios e Superações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Frente à Pandemia de Covid-19: um Relato de Experiência

Feas

•    Andresa Santos da Silva    

Atuação Fonoaudiológica no Desmame da via Alternativa de Alimentação

Feas

•    Carla Zizcycki

Atuação Fisioterapêutica Domiciliar de Pacientes Adultos em Ventilação Mecânica em um Serviço de Desospitalização

Feas

•    Gisele de Melo

Atuação da Equipe Multiprofissional na Prevenção do Delirium nas Unidades de Internação em um Hospital de Referência no Atendimento ao Idoso

Feas

•    Miriane Elisabeth de Souza Pereira

A Abordagem da Psicologia na Atenção Domiciliar com Cuidadores de Pacientes Acamados Devido a Agravos de Saúde – um Relato de Experiência.

Feas

•    Miriane Elisabeth de Souza Pereira

A Reunião de Equipe como Ferramenta de Construção de Intervenções Multidisciplinares em uma Equipe de Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar.

Feas

•    Tuane Caetano dos Santos Ferreira de Souza

Follow-up do Luto: Escuta e Acolhimento de Familiares Enlutados

Feas

Fonte: Prefeitura de Curitiba