Saúde ocupacional melhora serviços para dar agilidade ao atendimento

Saúde ocupacional melhora serviços para dar agilidade ao atendimento

 

Servidores que precisam ir até a perícia médica, área ligada ao Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), observam mudanças que têm feito diferença quando os profissionais adoecidos precisam de atendimento.

Uma das melhorias é o agendamento pelo Portal do Servidor. Basta a profissional informar CPF e senha e buscar o serviço “Perícia Médica – Agendamento para atendimento presencial”.

Uma vez agendado, no dia do atendimento o servidor precisa confirmar o comparecimento no totem instalado no local ou pelo celular, se ele estiver dentro do prédio, na Rua Brasília Itiberê, 2.318, no Rebouças.

Ao passar pelo atendimento da equipe, antes do médico, o servidor é chamado pelo painel de mensagens, onde aparece o seu nome cadastrado. O sistema também chama o servidor por áudio, garantindo acessibilidade a todos.

Menos gente e menos tempo de espera

A servidora Graciele Bacelar Ferreira foi acompanhada da mãe, Regina, para o atendimento agendado para a manhã desta quarta-feira (31/8). “Antes, quando a gente precisava, ficava horas esperando. Recentemente estive aqui, cheguei no horário agendado e fui atendida na hora. Essa agilidade é importante para quem está doente e também para a segurança de todos, já que pode acontecer de ter alguém aqui com alguma doença infecciosa”, analisa.

A professora Paula Caroline da Silva Espinhaço foi atendida pela primeira vez com o agendamento. “Era cheio antes. Foi tranquilo desta vez”, observou ela, que estava com os filhos Leonardo e Luiza.

A servidora Marla Woytowicz nota que tem tido mais oferta de horários e aprova a praticidade de agendar o atendimento pelo Portal do Servidor, que pode ser acessado pelo celular. “Mesmo uma pessoa que tenha dificuldade com a tecnologia pode utilizar, pois é auto-explicativo”, comenta.

 

Atestados

Outro serviço da Perícia pode ser acessado pelo Portal do Servidor: o atendimento on-line para atestados de até três dias.

Servidor da Saúde Ocupacional há 31 anos, Epitácio Joarez Kliscievis coordena a equipe que faz o atendimento presencial e remoto e nota que com os servidores esperando menos tempo, ficou melhor para quem trabalha no setor. “O atendimento ficou mais distribuído ao longo do dia”, observa.

Apesar da oferta do agendamento on-line, segundo ele, cerca de 20% dos servidores que comparecem ao serviço desconhecem a possibilidade de agendamento e o fazem na hora, conforme a disponibilidade de horário.

“Quando vemos que o servidor tem dificuldades para agendar o serviço pelo celular, procuramos auxiliar”, relata Kliscievis.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Ocupacional, Guilherme Graziani, além dos aspectos relacionados à tecnologia, a busca é por um atendimento cada vez mais humanizado por todos que têm contato com o servidor. Em breve haverá treinamento para a equipe.

O que mudou

Em julho de 2020, durante a pandemia, a Saúde Ocupacional passou a realizar atendimentos em formato virtual, pelo Portal do Servidor, para atender e receber os atestados dos servidores com quadros gripais ou que testaram positivo para a covid-19, sem que fosse necessário o deslocamento em momentos de isolamento social.

A experiência bem sucedida levou ao desenvolvimento de novas facilidades. No aniversário de Curitiba de 2021, a Saúde Ocupacional inaugurou o serviço de agendamento da perícia médica de forma definitiva pelo Portal do Servidor.

O local foi reorganizado, ganhou nova comunicação visual, totem para confirmação do comparecimento e painel para a convocação dos servidores que esperam atendimento. O elevador foi reformado.

Fonte: Prefeitura de Curitiba