Segundo dia de formação debate aprendizagem criativa, consciência cidadã e cidades educadoras

Segundo dia de formação debate aprendizagem criativa, consciência cidadã e cidades educadoras

A aprendizagem criativa foi um dos destaques do segundo dia de programação da Expo Educação Internacional Digit@l 2022, além dos temas formação da consciência cidadã, cidades educadoras e sustentabilidade na escola.

A palestra do pesquisador Leo Burd, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), junto com o professor Mitchel Resnick, do MIT Media Lab, registrou uma audiência que chegou a mais de seis mil pessoas. A mediação foi da diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich.

A aprendizagem criativa é um conceito consolidado na rede municipal de ensino. Já são 45 escolas envolvidas com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). “Trabalhamos por escolas cada vez mais criativas, mais mãos na massa, mais sustentáveis para todos. Estamos aprendendo muito com Curitiba”, comentou Burd.

No início de junho, representantes do MIT (incluindo Burd), da Lego Dinamarca, da RBAC e da Fundação Lemann estiveram em Curitiba para conhecer as ações de aprendizagem criativa e os espaços maker (mão na massa) da rede municipal de ensino.

“São R$ 123 milhões em investimentos em tecnologia na educação. Nas unidades, diversas ações seguem a linha Mãos na Massa”, pontuou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. “Esse conceito é aplicado de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e ações em salas de aula”, destacou.

Mãos na Massa

O Projeto Mãos na Massa – Economia Doméstica para os Estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba, tem o objetivo de desenvolver o potencial dos estudantes, subsidiando seu desenvolvimento como cidadãos autônomos. O projeto propõe ações pedagógicas práticas que são planejadas, contextualizadas e articuladas ao currículo, desenvolvidas em ambientes maker, adaptados e preparados para o trabalho de Práticas de Gastronomia e de Práticas de Artesanato, Costura e Customização, com base nos princípios das metodologias ativas de aprendizagem e da cultura maker.

A Expo Educação começou na quinta-feira (7/7) e será encerrada nesta sexta (8). A transmissão é totalmente on-line, pelo canal da Secretaria Municipal da Educação no YouTube.

Participam professores, diretores, pedagogos, servidores da área, especialistas, parceiros de instituições ligadas à educação, universidades e comunidade. A ação formativa totaliza vinte horas de palestras e debates com 90 mil vagas para profissionais da Educação e dez mil para a comunidade.

Ainda dá tempo de participar, as palestras seguem até a noite desta sexta-feira.

Acesse a programação completa.

Se você é da comunidade, clique aqui.

Fonte: Prefeitura de Curitiba