Servidores da Prefeitura de Curitiba concluem curso presencial de Libras

Servidores da Prefeitura de Curitiba concluem curso presencial de Libras

Atender melhor o público surdo que demanda os serviços da Prefeitura de Curitiba é o objetivo dos 12 servidores municipais que concluíram, nessa quinta-feira (30/11), o curso presencial básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foram 60 horas de aprendizagem promovidas pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e oferecidas no Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD).

Procuradoria-geral do Município (PGM), Fundação de Ação Social (FAS), secretarias municipais da Saúde e da Educação, Guarda Municipal e o DPCD estão entre as áreas de atuação dos alunos, que se reuniram duas vezes por semana, durante dois meses, para ter aulas com a professora e especialista na área, Priscila Festa.

Na prática

A maioria conta que já está pondo em prática o que aprendeu e pretende se aprofundar no estudo. A participação na acolhida dos surdos inscritos na caminhada Solidária Anjo Guia, no domingo passado (26/11), foi uma experiência coletiva. “Usei o que aprendi fora do trabalho. É uma alegria que não tem como explicar”, conta a servidora da área tributária da PGM Corine Dutra.

O sentimento de Corine é parecido com o de Juba Machado, da Administração Regional da Matriz, e Denise Mazur, da Unidade de Saúde Jardim Santos Andrade. “Consegui entender e orientar uma pessoa a buscar atendimento na Rua da Cidadania. Até me emocionei”, diz Juba, que atua na área administrativa.

“Auxiliei quatro pessoas. E pensar que já teve gente que perdeu agendamento de coleta de sangue porque não conseguiu entender a orientação. Agora, no que depender de mim, isso não acontece mais”, afirma Denise, que é técnica de enfermagem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba