Servidores de Curitiba podem (e devem) aproveitar as ações educativas do Jardim Botânico

Servidores de Curitiba podem (e devem) aproveitar as ações educativas do Jardim Botânico

Frequentar o Jardim Botânico, cartão-postal queridinho da capital, pode ir além da visita ao espaço para conferir sua beleza, registrar em fotos, acompanhar os visitantes que vêm à cidade. O vídeo semanal do Curitiba Viva Bem desta quarta-feira (29/11) apresenta as atividades de educação ambiental desenvolvidas no espaço para as crianças de Curitiba e também para a comunidade em geral.

A programação com caráter educativo reforça uma importante característica: o Jardim Botânico é uma Unidade de Conservação, não um parque, como algumas pessoas costumam definir.

As atividades abertas ao público são realizadas pelo menos uma vez por mês e os servidores da Prefeitura de Curitiba estão convidados a participar. Além do aprendizado pessoal, cada servidor pode divulgar o que aprende na unidade de trabalho e na comunidade.

O mês de dezembro será uma boa oportunidade para aproveitar a riqueza de conhecimentos que passam pela Sala das Araucárias, o espaço dedicado à educação ambiental, com entrada pela passarela. Nos dias 2, 8, 12, 13 e 15 de dezembro haverá uma programação especial preparada para a comunidade. É de graça e não precisa fazer inscrição.

5,5 mil crianças e adolescentes em 2023

Além disso, ao longo do ano, cerca de 250 curitibinhas dos 5 aos 14 anos de idade participam das ações educativas toda semana. Só neste ano, cerca de 5,5 mil crianças e adolescentes aprenderam mais sobre meio ambiente.

A Educação Ambiental do Jardim Botânico é conduzida pela professora Tania Ferraz, servidora da Prefeitura de Curitiba há nove anos. Ela apresenta o vídeo do Curitiba Viva Bem para mostrar a importância do meio ambiente para a qualidade de vida de todos.

“No programa, as crianças são conscientizadas sobre o cuidado com o meio ambiente em um espaço de conservação ambiental. Eles veem na prática o conteúdo que é trabalhado com eles na sala de aula, e o retorno que temos dos professores é gratificante”, destaca Tania.

Assista!

Confira a programação de educação ambiental do Jardim Botânico no mês de dezembro

Oficina de Bonsai

Quando: sábado, 2 de dezembro, às 9h

Parceiro: Instituto Ihiyama Bonsai

Oficina de Compostagem Adubando Geral

Quando: sexta-feira, 8 de dezembro, às 14h

Quem vai falar: Marlene Miranda, educadora ambiental e ativista

Acompanhamento: Hélio Leites, artista plástico

Microplásticos, com ênfase nos impactos dos microplásticos para a saúde pública

Quando: terça-feira, 12 de dezembro de 2023, às 9h

Quem vai falar: Breno Soares Cardoso e Carolina Cardoso Almeida, graduandos de Ciências Biológicas – UFPR

Acompanhamento: Leandro de Pol Fernandes, biólogo

Investimento do Município em Usinas Solares Fotovoltaicas e os benefícios delas para amortizar os Custos Públicos de Energia Elétrica

Quando: quarta-feira, 13 de dezembro de 2023, às 14h

Quem vai falar: Adilson Marin Lopes, engenheiro elétrico

Acompanhamento: João Carlos Fernandes, diretor do Departamento de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis da SMMA

Oficina de compostagem Cantar e Compostar

Quando: sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, às 14h

Quem vai falar: Marlene Miranda, educadora ambiental e ativista

Acompanhamento: Hélio Leites, artista plástico

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba