Sustentabilidade e música em Curitiba: Oficina Verde tem inscrições abertas

Sustentabilidade e música em Curitiba: Oficina Verde tem inscrições abertas

Entre acordes e melodias, a 41ª Oficina de Música de Curitiba se destaca também pela programação da Oficina Verde, que busca explorar a sustentabilidade e a relação entre a cidade e a natureza. A partir de quinta-feira (25/1) até 4 de fevereiro, crianças e adultos têm a oportunidade de participar de cursos que vão desde aulas de equilíbrio em bicicleta até workshops práticos sobre Plantas Comestíveis Não Convencionais, além de uma Feira de Trocas de roupas e objetos usados. 

A programação completa da Oficina Verde e as inscrições estão disponíveis no Guia Curitiba

A Oficina Verde é gratuita e, neste ano, será realizada no Passeio Público; no Bosque Zaninelli, onde fica a Escola de Sustentabilidade; na Fazenda Urbana; e no tradicional encontro ciclístico musical Bicicletando, que acontecerá no domingo (28/1), partindo da Praça de Bolso do Ciclista e percorrendo diversos parques da cidade.

As atividades ao longo do evento estão divididas entre workshops, passeios temáticos e o grande encontro para os curitibinhas no domingo (4/2). Os workshops incluem temas como Minijardim Comestível e Aromático, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e Minijardins: Cultive Encanto em Pequenos Espaços.

Quanto aos passeios, é destaque a Visita Guiada à Fazenda Urbana de Curitiba, um centro de conexão entre o urbano e o rural, que atua como um verdadeiro laboratório de inovação, transmitindo conhecimentos agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade. Além disso, há a Trilha Educativa no Bosque Zaninelli, acompanhada por uma palestra sobre Educação para a Sustentabilidade, a exibição de um vídeo com temática ambiental, orientações sobre a correta separação e destinação de resíduos e instruções sobre a compostagem de resíduos orgânicos.

Atividades para crianças

As crianças terão uma atividade especial, onde os participantes poderão customizar adereços para entrar no clima do carnaval. O ponto de partida para a Caça ao Tesouro das Mudanças Climáticas. Durante o percurso de bicicleta, crianças de até 12 anos participarão de atividades e desafios relacionados às questões ambientais.

O destino final, o Bosque do Papa, revelará o tesouro escondido, seguido por um vibrante Bloco de Carnaval com Melina Mulazani. A cantoria carnavalesca ecoará pelo Bosque do Papa, propagando mensagens de consciência ambiental e sustentabilidade.

Programação da Oficina Verde 2024

27/1 (sábado)

Aula de equilíbrio sobre bicicleta. Aulas individuais pré-agendadas. Confira aqui.

28/1 (domingo) 

Praça de Bolso de Ciclistas. Concentração: 8h

Bicicletando: Passeio ciclístico musical. Da Praça de Bolso de Ciclistas à Pedreira Paulo Leminski, com paradas no Bosque do Papa e Memorial Paranista, apresentações especiais de pocket shows.

29/1 (segunda), das 14h às 17h, saída do ônibus em frente à Capela Santa Maria.

Visita guiada à Fazenda Urbana de Curitiba: Centro de conexão entre rural e urbano, com inovação, conhecimentos agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade. Fazenda escola voltada à educação e prática agrícola sustentável nas cidades.

Inscrições aqui

30/1 (terça-feira)

Trilha Educativa no Bosque Zaninelli: 14h, com informações sobre fauna/flora, palestra sobre Educação para a Sustentabilidade, apresentação de vídeo com temática ambiental, orientações para separação e destinação correta de resíduos, e instruções sobre compostagem de resíduos orgânicos. Saída do ônibus em frente à Capela Santa Maria.

Inscrições aqui

31/1 (quarta-feira)

14h30, Passeio Público.

Minijardim Comestível e Aromático – com Ademar Brasileiro. Reconhecimento de plantas comestíveis e aromáticas, orientações para criar um mini-jardim, compreendendo os princípios da agricultura sintrópica e produção de propágulos.

Inscrições aqui

1/2 (quinta-feira)

Das 14h às 17h, Passeio Público.

Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) com Rozimeiry G. Bezerra Gaspar (UFPR). Conversas esclarecedoras sobre identificação, preparo e uso das PANC’s. Apresentação das plantas, formas de cultivo e consumo. Identificação e cultivo das PANC’s, além de abordar a definição conceitual e histórica do uso dessas plantas e sua importância etnobotânica para a sociedade.

Inscrições aqui

2/2 (sexta-feira)

14h30, Passeio Público.

Minijardins: Cultive Encanto em Pequenos Espaços! com Iracema Bernardes. Criação de minijardins encantadores, dicas de design para espaços compactos e aprendizado de técnicas para transformar cantinhos especiais.

Inscrições aqui

2/2 (sexta-feira), às 17h, e 3/2 (sábado) às 10h

Passeio Público

Feira de trocas Lixo Zero: Renove seu guarda-roupa e objetos de forma consciente. Traga suas peças em bom estado para trocar. Navegue pelos itens disponíveis e promova uma troca consciente e sustentável.

4/2 (domingo)

Uma Aventura de Bicicleta: Caça ao Tesouro das Mudanças Climáticas para crianças até 12 anos

9h, Praça Nossa Senhora da Salete, Centro Cívico: Oficina de customização e concentração.

10h, Praça Nossa Senhora da Salete: Caça ao tesouro.

11h40, Bosque do Papa: Bloco de Carnaval com Melina Mulazani.

Caça ao tesouro de bicicleta com atividades e pistas sobre as mudanças climáticas, seguido por um bloco de carnaval. A concentração começa às 9h com customização de adereços.

Endereços:

Passeio Público: R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n 

Bicicletaria Cultural: Rua Presidente Faria, 226  Centro

Bosque Zaninelli: Rua Victor Benato, 210, bairro Pilarzinho, Curitiba

Fazenda Urbana: Av. Prefeito Mauricio Fruet, 1880 – Cajuru

Praça Nossa Senhora da Salete

A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Fonte: Prefeitura de Curitiba