Termina no domingo a primeira período da consulta pública Fala Curitiba

Termina no domingo a primeira fase da consulta pública Fala Curitiba

Mais de 9,2 milénio pessoas já sugeriram obras e serviços para a Prefeitura nos 22 primeiros dias do Fala Curitiba, cuja primeira período foi ensejo em 1º de março e termina neste domingo (31/3), pela internet. A informação é do Imap (Instituto Municipal de Gestão Pública), responsável pela consulta pública.

A segunda lanço começa segunda-feira (1/4), novamente pela internet e pelo Fala Móvel e também pelas reuniões presenciais. Confira as datas.

O resultado já é maior do que o conseguido no mesmo período do ano pretérito, quando pouco mais de 6,5 milénio pessoas fizeram pedidos para a governo municipal. “Isso indica que a população já espera pelo programa, que se repete pelo oitavo ano seguido, e atendeu ao apelo de participação antecipada”, avalia a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap,

Adriane Cristina dos Santos. A antecipação se deve aos prazos do ano eleitoral, que impedem a consulta de ser levada ao segundo semestre, conforme ocorre em anos sem eleições.

Escolhas 

Na período atual, moradores de Curitiba a partir de 15 anos e pessoas que trabalham na cidade estão escolhendo cinco prioridades entre 65 possibilidades distribuídas em 17 políticas públicas – porquê Saúde, Instrução e Cultura, entre outras. Porquê nos anos anteriores, Obras Públicas lidera os pedidos. Esse setor soma 16% das demandas. A seguir vêm Segurança (12%), Meio Envolvente (11%), Saúde (10%) e Assistência Social (9%).

Para participar dessa período, o público ainda pode – mas somente até esta quarta-feira (27/3) – preencher o formulário impresso da consulta pública. Ele disponível exclusivamente nos carros caracterizados do Fala Móvel, que hoje circularão pelas Regionais Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Tatuquara. Confira os endereços aqui. “Moradores de outras regiões, ou que não conseguirem ir até o Fala Traste, podem fazer suas sugestões até domingo, de lar, pela internet”, frisa Adriane Santos.

Serviço: Fala Curitiba 2024 – cronograma

Primeira período (LDO): momento de reunir sugestões para orientar a distribuição dos recursos entre as diferentes áreas administrativas.

Início – 1/3

Fecho – 27/3 no Fala Traste e 31/3 na internet

Segunda período (credenciamento de sugestões LOA): é a vez das sugestões para detalhar o que fazer com o quantia disponível do orçamento municipal em cada extensão temática

Início – 1/4

Fecho – 8/5, com reuniões de bairros de 22/4 a 8/5

Terceira período (votação LOA): votação final

Início – 11/6

Fecho – 28/6, com reuniões regionais (de 24/6 a 28/6)

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba