Torre Panorâmica de Curitiba: 32 anos oferecendo ao visitante as vistas mais deslumbrantes da cidade

Torre Panorâmica de Curitiba: 32 anos oferecendo ao visitante as vistas mais deslumbrantes da cidade

Neste domingo, a majestosa Torre Panorâmica de Curitiba celebra seu 32º aniversário, consolidando-se como um dos ícones mais queridos da cidade. Desde a sua inauguração, em 17 de dezembro de 1991, a torre tem proporcionando vistas deslumbrantes da capital paranaense, tornando-se um ponto turístico imperdível.

A atração não é apenas um marco arquitetônico, mas um elo na comunidade curitibana. Ao celebrar mais um aniversário, ela continua proporcionando doces memórias para residentes e visitantes. 

Ao longo de sua história, a Torre Panorâmica foi se transformando em um espaço vibrante e inclusivo para a comunidade. Com 132.364 atendimentos a visitantes até novembro deste ano, a torre continua a ser um local de conexão e celebração. Desde a contagem histórica, iniciada no ano 2000, a atração já recebeu 2.342.036 visitantes.

Vem novidade por aí

Como parte das comemorações, neste final de semana a atração turística vai ganhar um audioguia com descrição da formação da cidade, planejamento urbano, mobilidade, transporte público, zoneamento, preservação ambiental, parques, entre diversas informações sobre a cidade.

O painel do artista Poty Lazzarotto, exposto no mirante, também foi contemplado no audioguia, que traz descrições e detalhes sobre a obra. Os áudios estarão disponíveis em três idiomas: português, inglês e espanhol. Para ter acesso ao conteúdo, basta baixar o APP da Glocal Audioguide (Android e iOS), disponível na Google Play ou App Store.

A empresa foi contratada em parceria com o Sebrae-PR e o conteúdo foi criado pelo Instituto Municipal de Turismo com colaboração do Ippuc e Secretaria da Comunicação Social.

Para acessar o APP, serão instalados QR Code no espaço, que vai direcionar para o conteúdo. A novidade faz parte das estratégias de Destino Turístico Inteligente (DTI), ampliando a experiência do visitante.

Ações sociais e educacionais: conectando gerações

Um dos aspectos mais destacados da Torre Panorâmica é o seu compromisso com a educação e inclusão social. Através de parcerias intersetoriais, a torre promove a visitação de estudantes de escolas municipais. O Programa Linhas do Conhecimento, que traz uma média de 150 crianças por mês à torre, oferece uma oportunidade única para aprender sobre a história e a arquitetura da cidade.

Além disso, a torre se engaja com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, proporcionando a crianças e adolescentes em situação de risco experiências educativas e culturais.

Diversão em família

Com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a torre disponibiliza agora brinquedos para as famílias desfrutarem enquanto apreciam as deslumbrantes vistas. Este esforço visa tornar a visita à torre uma experiência completa e agradável para todas as idades.

Renovação e Inovação: mais que uma vista panorâmica

Neste ano a torre passou por significativas reformas, incluindo a impermeabilização da cobertura, a troca da iluminação e a revisão da parte hidráulica. Pinturas no térreo e no mirante foram realizadas, garantindo uma experiência de alta qualidade para os visitantes.

Outra inovação é a disponibilidade de internet gratuita no mirante, através do Wifi Curitiba, proporcionando aos turistas uma conexão perfeita para compartilhar os momentos inesquecíveis capturados nas alturas.

Benefícios para os servidores

Os servidores do município de Curitiba têm um motivo a mais para comemorar. A Torre Panorâmica oferece isenção de ingressos, permitindo que os servidores desfrutem do passeio no mirante gratuitamente, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho dedicado à comunidade.

Fonte: Prefeitura de Curitiba