Trabalho da Prefeitura melhora condições dos bairros da Regional Tatuquara

Trabalho da Prefeitura melhora condições dos bairros da Regional Tatuquara

 

Nos primeiros seis meses deste ano, os bairros da Regional Tatuquara (Tatuquara, Campo de Santana e Caximba), tiveram operações de tapa-buraco em 46,4 km de ruas, incluindo as vias de pavimento primário.

A manutenção faz parte das atividades das equipes que atuam no programa Zeladoria Urbana e seus integrantes fazem parte das secretarias do Meio Ambiente, de Obras Públicas e do Governo Municipal (por meio dos Distritos de Manutenção Urbana-DMUs), e pessoal terceirizado.

Alagamento contido

Além do tapa-buraco, as equipes executam serviços de drenagem, deixando a estrutura da cidade em boas condições.

No bairro Caximba, por exemplo, uma intervenção importante foi realizada na Rua Pedro Lazares. Para amenizar um problema recorrente de alagamento na Vila 29 de Outubro, o Departamento de Manutenção Urbana da Regional Tatuquara implantou quatro caixas de captação e 37 m de tubulação. 

Além disso, para melhorar o escoamento da água da chuva, foi feita a desobstrução do córrego e da galeria.

“Melhorou bastante a nossa situação. Quando chovia não dava para sair de casa porque a rua alagava. Depois das obras, a água escoa mais rapidamente”, comentou a moradora Josiele Nunes de Oliveira, 26 anos.

O morador João Brito Alves, 72 anos, também aprovou o serviço de drenagem. “Ficou bem melhor. Antes, a água da chuva demorava dias para baixar. Mas agora a situação se normaliza em questão de horas”, disse.

 

Limpeza de galerias e roçadas

Durante o primeiro semestre, a Prefeitura realizou serviços em 3.224m, em ações como limpeza de galerias e bocas de lobo, além da desobstrução de rios córregos e canais nos bairros da regional. É um trabalho fundamental para evitar alagamentos nas ruas em dias de chuva, já que a água pode fluir melhor rumo aos grandes rios da região.

Os serviços de roçada também são constantes nos bairros da região e foram feitos no primeiro semestre deste ano em 592.930 de m² de áreas.

São parques, canteiros, praças e ruas que recebem serviços de roçadas constantes para manter o espaço urbano em condições de bom uso para a população.

Espaço urbanizado

No Tatuquara, na Vila Bela Vista de Ordem, um exemplo de urbanização do espaço público aconteceu na Rua Alberto Cominese.

O local, que antes era conhecido como ponto de descarte irregular de lixo, deu lugar à Praça Miguel Lédis, equipada com academia ao ar livre e playground para crianças.

“O meu marido tentou implantar uma horta ali e não deu certo. Com a praça, acabaram os problemas de descarte de lixo. Além disso a comunidade ganhou um espaço para o lazer que é bastante utilizado”, disse a moradora Núbia de Oliveira, 49 anos, dona da Mercearia da Núbia.

A Praça Miguel Lédis é resultado das solicitações da comunidade à Prefeitura, através dos canais de interação com os cidadãos, a Central 156 e o Fala Curitiba.

 

Além da praça, foi feita a urbanização do entorno, com implantação de cerca de ferro às margens do Arroio Gleba da Ordem, calçada de CBUQ e rampas de acessibilidade.

Iluminação eficiente

Além da manutenção, as equipes de zeladoria estão trabalhando para modernizar a iluminação pública da cidade, instalando lâmpadas de LED em ruas, ciclovias, parques e praças da cidade.

Em 2022, já foram substituídos 387 pontos de iluminação por lâmpadas de LED (mais modernas e eficientes) nos bairros da Regional Tatuquara. No período de janeiro de 2017 a 30 de junho deste ano, foram instaladas 7.136 lâmpadas de LED na região.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba