Troféus produzidos no Fab Lab Cajuru vão para o Canadá premiar os vencedores do Street Design Challenge

Troféus produzidos no Fab Lab Cajuru vão para o Canadá premiar os vencedores do Street Design Challenge

Os troféus produzidos pelo Fab Lab Cajuru, primeiro fab lab no Brasil 100% público, saíram de Curitiba e chegaram a Montreal, no Canadá. Eles foram feitos para premiar os vencedores do Street Design Challenge 2023. A competição envolveu sete cidades, de cinco países diferentes, 17 universidades divididas em 29 times, num total de 191 participantes. 

O campeão, que ficou com o 1º lugar geral, foi o time 12, da Université de Montreal, formado pelos estudantes Justine Selim, Olivier Sy, Marianne Benoit, Noemie Lachance e Jennifer Paquette, com o professor orientador Randy Cohen. 

A premiação aconteceu em dezembro. A terceira edição do Street Design Challenge aconteceu simultaneamente nas cidades de Querétaro (México), Wuhan (China), Kortrijk (Bélgica), Mérida (Espanha), Montreal (Canadá), Belo Horizonte e Fortaleza (Brasil), integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco. 

Pela capital paranaense participaram times da FAE, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ganharam certificados de menções honrosas. O desafio funcionou em forma de hackaton e os estudantes receberam um briefing detalhado de uma rua de outra cidade participante.

Em Curitiba, o evento foi realizado pela Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura de Curitiba e contou com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal da Educação. 

“O tema deste ano foi Urbanismo Tático para Reduzir Ilhas de Calor nas Cidades. Os estudantes tinham que desenvolver uma proposta para o local focados em aspectos como inovação, viabilidade, consideração dos fatores locais e eficácia em abordar o efeito de ilha de calor”, explicou Guilherme Zuchetti, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

Menções Honrosas 

Conceito – Time 5 – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Cindy Renate Piassetta Xavier, professora orientadora

Isabella Caroline Januário, professora orientadora

Adhriane Elizabeth Rolim Gonçalves

Letícia Paterno Ribeiro

Daniella Santiago Devecchi

Gabriel Mori de Oliveira

Gabriela Giovana Born Schibelbein Marchioro

Isabella Santiago Devecchi

Comunicação – Time 3 – Universidade Federal do Paraná

Ken Flávio Ono Fonseca, professor orientador

Cristina de Araújo Lima, professora orientadora

Pedro Henrique Reis de Morais

Gabriel Siatkovski

Julia Fernandes Corrêa

Felipe Roehrig Pacheco

Tatiane de Melo Carvalho

Design Urbano – Time 26 – Universidad Mondragón México

Doni Alejandra Flores Morales, professora orientadora

Alba Alejandra Del Bosque Morán, professora orientadora

Santiago Medina Figueroa

Julen Mendieta Gorozpe

Luis Eduardo Olvera Hernández

Enrique Buelna Camacho

Street Design

O Street Design Challenge é uma iniciativa anual, organizada pelas cidades de Curitiba, Wuhan e Querétaro (todas cidades do Design da Rede de Cidades Criativas da Unesco), que busca envolver estudantes universitários em todo o mundo em questões críticas de design urbano. Ele fornece uma plataforma para jovens inovadores compartilharem visões e soluções para melhorar a qualidade de vida em nossas comunidades.

Rede de Cidades Criativas da Unesco

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi estabelecida em 2004 com o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. 

As cidades membros da rede trabalham juntas para compartilhar melhores práticas, fortalecer a participação na vida cultural, integrar a cultura em planos de desenvolvimento econômico e social e colaborar ativamente em nível internacional. 

Curitiba, uma cidade conhecida por sua inovação e design urbano progressivo, tem a honra de fazer parte desta rede desde 2014, reconhecida como uma Cidade do Design. Este título não apenas celebra o compromisso contínuo de Curitiba com a excelência em design e inovação urbana, mas também destaca seu papel ativo na promoção da criatividade como um catalisador para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida para todos os seus cidadãos. O Vale do Pinhão também é um exemplo das ações de Curitiba como uma cidade inovadora. 

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba