Última parcela do IPTU 2023 de Curitiba vence dia 20; veja como gerar a guia de pagamento

Última parcela do IPTU 2023 de Curitiba vence dia 20; veja como gerar a guia de pagamento

Quem optou pelo pagamento a prazo do IPTU 2023, em dez vezes, precisa ficar atento porque a última parcela vence no dia 20/1. Como a data de vencimento cai em um sábado, a parcela pode ser paga na segunda-feira (22/1).

Vale lembrar que o IPTU 2023 teve, excepcionalmente, o prazo de parcelamento de abril de 2023 a janeiro de 2024 por conta da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que serve de base para o cálculo do imposto. 

O IPTU 2024, por sua vez, começa a ser distribuído na segunda metade de fevereiro, com vencimento à vista e da primeira parcela em 20/3. Para pagamento à vista, o desconto será de 10%. O IPTU 2024 também poderá ser parcelado em dez vezes, de março a dezembro.

Como pagar a última parcela

A emissão da parcela do IPTU 2023 que vence em janeiro pode ser feita pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura ou pelo site da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, onde está disponível também um vídeo com o tutorial sobre como gerar a guia de pagamento do IPTU.

Acompanhe os vídeos sobre como gerar a guia do IPTU 2023 pelo Curitiba App e pelo site

Para gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo Pix, por cartão de débito ou crédito ou ainda em débito automático.

Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2023 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.

Núcleos de atendimento

Quem não tem acesso à internet pode emitir a guia no atendimento presencial nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania (sem agendamento) ou na sede da Prefeitura (com ou sem agendamento).

É possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2023 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; pelo aplicativo Curitiba 156, pelo site do 156 ou ainda pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 9876-2903.

O atendimento presencial está disponível nos dez núcleos regionais da Secretaria de Finanças localizados nas Ruas da Cidadania e é sem agendamento.

Na sede da Prefeitura, no Centro Cívico, é possível tirar dúvidas com ou sem agendamento. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no link https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba