Últimos dias para inscrições nos cursos de Música Antiga da 41ª Oficina de Música de Curitiba

Últimos dias para inscrições nos cursos de Música Antiga da 41ª Oficina de Música de Curitiba

Instrumentos como alaúde renascentista, teorba, guitarra barroca, cravo e viola de gamba serão os protagonistas de cursos de Música Antiga da 41ª Oficina de Música de Curitiba. Esta edição, programada para ocorrer de 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, oferecerá oito cursos na área conduzidos por professores internacionalmente reconhecidos. As inscrições estão abertas no site até o dia 30 de novembro para os cursos com seleção.

Além dos cursos especializados em Música Antiga, esta edição da Oficina apresenta uma ampla gama de estilos como Música Erudita, MPB, Música e Tecnologia e Musicalização Infantojuvenil. São mais de 2.400 vagas disponíveis para participantes de todos os níveis de conhecimento.

Os cursos de Música Antiga têm consistentemente atraído alunos de diversos estados do Brasil e de outros países, graças à singularidade da Oficina de Música de Curitiba. Esta é a única iniciativa no país que proporciona uma imersão tão específica, contando com professores e instrumentistas de renome.

Do ponto de vista histórico, o gênero abrange a música produzida a partir do século 16, com ênfase nos períodos barroco, renascentista e clássico. A designação “música erudita” surge a partir do século 19.

Cursos

Os cursos contam com a participação destacada de músicos britânicos, incluindo Monica Huggett, diretora artística do Programa de Performance Histórica da Juilliard School of Music, que ministrará o curso de violino e viola barroca ao lado do diretor e violinista Rodolfo Richter. Outros renomados professores são Michael Chance e Rowan Pierce, que conduzirão o curso de Interpretação e Técnica no Canto na Música Antiga.

Dentre os instrutores internacionais destacam-se ainda Benoit Laurent (Bélgica) no oboé barroco e flauta doce; Olaf Reimers (Alemanha) no violoncelo barroco; Anne Freitag (Alemanha) na flauta transversal; e James Johnstone (Inglaterra) e Benjamin Alard (França) no cravo.

Todos os alunos inscritos em aulas individuais, selecionados pelos professores, terão automaticamente acesso a aulas de práticas coletivas, tais como música de câmara, orquestra barroca e clássica. Além disso, tradutores voluntários, que também são músicos, estarão disponíveis para facilitar a dinâmica dos cursos.

Parceria

A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de várias instituições, incluindo Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Teatro Regina Casillo.

Serviço: 41ª Oficina de Música de Curitiba

De 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024

Inscrições pelo site oficinademusica.org.br

Fonte: Prefeitura de Curitiba