Vencedora do Voto Popular do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 investe na inovação para auxiliar pequenos negócios

Vencedora do Voto Popular do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 investe na inovação para auxiliar pequenos negócios

Yara Lucia de Menezes Garcia, 36 anos, é um dos cases de sucesso do empreendedorismo feminino em Curitiba com a conquista do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 na categoria “Voto Popular”, com 8.355 votos. A empreendedora também foi vice-campeã na categoria Startup, com sua empresa, a Okaut, que oferta um aplicativo de gestão para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos negócios.

Yara foi uma das 310 empreendedoras de Curitiba e região metropolitana que participaram da premiação, promovida pela Prefeitura de Curitiba e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O Prêmio, bianual, é uma das ações de promoção e incentivo aos empreendedores do Vale do Pinhão, do ecossistema de inovação da cidade.

“Além de conhecimento e visibilidade, uma das melhores coisas que vieram com o Prêmio Empreendedora Curitibana foi encorajamento: conhecer outras mulheres que alcançaram sucesso me deu mais coragem de inovar no meu próprio negócio”, conta Yara.

O resultado do Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 foi divulgado em cerimônia realizada em novembro, com as vencedoras em cinco categorias (Microempreendedora Individual (MEI); Micro e Pequena Empresa; Ideia Empreendedora; Iniciativa de Impacto Social e Startups) e no Voto Popular.

Além do troféu e da pós-graduação ofertada pela escola Conquer como reconhecimento ao título, a empreendedora foi uma das palestrantes da formatura do Bom Negócio, outro programa de empreendedorismo do Vale do Pinhão, em dezembro.

“Curitiba inovou ao reconhecer o trabalho da mulher que empreende com a criação do Prêmio e avançou com o lançamento, em 2018, do Programa Empreendedora Curitibana, que oferta ações de apoio e capacitação ao protagonismo feminino nos negócios”, destaca o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.

Cidade empreendedora

A curitibana não é novata no mundo dos negócios. Graduada em Marketing, Yara já atuava na área de startups quando, com seus sócios, surgiu a ideia do desenvolvimento do aplicativo que simplifica a organização de agenda, estoque e faturamento do pequeno empresário.

“Mesmo já tendo noções de como funciona uma startup, foi fundamental contar com o Vale do Pinhão, principalmente no início da Okaut. Tive apoio para agregar conhecimentos, conseguimos fazer novas conexões e criar nossa própria rede de contatos”, conta a empreendedora. “Empreender em Curitiba é muito bom, o ecossistema é fortalecido e amigável, além de ser uma cidade cheia de oportunidades e eventos gratuitos”, elogia Yara.

Negócio amadurecido

O interesse de Yara em concorrer à premiação bianual que faz parte do Programa Empreendedora Curitibana surgiu em 2021. À época, a empresa, recém-nascida, ainda não havia completado um ano, um dos pré-requisitos para a inscrição. 

A ideia, então, foi amadurecendo ao longo dos anos seguintes, assim como o próprio negócio. Quando as inscrições para a edição de 2023 da premiação foram abertas, em março, ela decidiu que era hora de mostrar seu negócio. 

Estratégia para votação

Hoje, a startup está consolidada, com mais de 2,5 mil empreendedores de todo o Brasil que usam o aplicativo e que foram fundamentais para que ela conquistasse o título do Voto Popular no Prêmio Empreendedora Curitibana 2023, somando 8.355 votos.

“Enviei convites à votação a clientes e parceiros. Foi muito gratificante ver todo mundo engajando, votando e compartilhando. Isso tudo reforça que a Okaut está no caminho certo”, contou a empresária.

O Programa

Lançado em 2018 na gestão do prefeito Rafael Greca, em seis anos, o programa já auxiliou 10,9 mil mulheres a desenvolver seus próprios empreendimentos, com capacitações, palestras, encontros para networking, mentorias e as ações de três edições do Prêmio Empreendedora. Ao todo, foram realizados 129 eventos no período, ofertados gratuitamente ao público feminino que já tem seu próprio negócio ou que quer começar a empreender.

Fonte: Prefeitura de Curitiba