Zelo pela mobilidade: Prefeitura requalifica ruas para formar o novo binário de Curitiba

Zelo pela mobilidade: Prefeitura requalifica ruas para formar o novo binário de Curitiba

As obras para a implantação do novo binário entre os bairros Tarumã e Cajuru são exemplo do zelo da Prefeitura pela mobilidade urbana e a infraestrutura viária de Curitiba. As intervenções em curso nas ruas Professora Olga Balster e Professor Nivaldo Braga, paralelas que formarão o binário, e em outras cinco ruas da região são feitas para otimizar o fluxo de tráfico, reduzir conflitos viários e oferecer suporte ao novo Ligeirão (BRT) Leste-Oeste.

A mediação iniciada em novembro de 2022, com previsão de término no segundo semestre, foi a primeira iniciada na cidade com o objetivo de melhorar o trajecto do Ligeirão (BRT) Leste-Oeste e a relação metropolitana entre Curitiba e Pinhais.O pacote de obras integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado pelo New Development Bank (NDB).

“O objetivo é organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo trajecto do BRT Leste-Oeste, facilitando o aproximação ao horizonte novo Terminal Capão da Imbuia, além de ampla requalificação na região”, diz o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

As primeiras mudanças de sentido das vias já foram feitas. Na última terça-feira (2/4), as ruas Professora Olga Balster, Assma Karam Geara e Pandiá Calógeras, antes de mão dupla, passaram a ter sentido único de circulação. VEJA AQUI AS MUDANÇAS. 

Olga e Nivaldo

Na Rua Olga Balster, a mediação acontece ao longo de 2.397 metros, desde a Rua Assma Karam Geara até a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Foram executados serviços de terraplenagem, mais de 70% da novidade pavimentação, paisagismo, além de serviços para a estrutura para fibrilha óptica e semaforização.

Na Rua Nivaldo Braga, a mediação acontece em 2.086 metros, em duas frentes de serviços. A primeira no trecho de 1.255 metros entre as avenidas Victor Ferreira do Amaral e Affonso Camargo, onde estão na período final os serviços para o expansão das pistas, terraplenagem, drenagem e pavimentação, além da implantação da estrutura para fibrilha óptica. A segunda nos 841 metros no trecho entre Affonso Camargo e Rua Miguel Caluf, onde foram concluídos os serviços de terraplenagem e drenagem e estão em período final a pavimentação, paisagismo e estrutura para fibrilha óptica.

Em seguida a peroração, a Rua Nivaldo Braga terá sentido único, a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. A Rua Olga Balster já teve curso confuso no sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, até a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Nos cruzamentos com a risco férrea, em frente ao prédio da Rua da Cidadania do Cajuru, a passagem vai ser em nível.

Conjunto de vias

A implantação do novo binário inclui também melhorias em outras cinco ruas da região: Assma Karam Geara, Pandiá Calógeras, 21 de Junho, Durval Borges de Macedo e Miguel Caluf.

Rua Assma Karam Geara

Na Rua Assma Karam Geara, foram concluídos os serviços de terraplenagem, pavimentação, paisagismo, drenagem, estrutura elétrica e estrutura para fibrilha ótica, que foram executados entre a Reinaldo Issbener e Olga Balster, numa extensão de 121 metros.

Rua Pandiá Calógeras

Estão na período final os serviços de pavimentação e paisagismo na Rua Pandiá Calógeras, em uma realização em 135 metros entre a Olga Balster e Nivaldo Braga. As etapas de terraplenagem, drenagem e fibrilha ótica foram concluídas.

Rua 21 de Junho

Ao longo de 361 metros, entre as Ruas Armando Prince e Olga Balster, a Rua 21 de Junho foi contemplada com terraplenagem, drenagem e infraestrutura de fibrilha ótica já finalizadas, segue com a realização no asfalto novo e aguardando para receber novo paisagismo.

Ruas Durval Borges de Macedo e Miguel Caluf

Na Rua Durval Borges de Macedo, em 51 metros entre Armando Prince e Nivaldo Braga, foram finalizados os serviços de terraplenagem, drenagem e infraestrutura e fibrilha ótica, enquanto na Miguel Caluf, com extensão de 69 metros entre as ruas Nivaldo Braga e Sesinando Chaves, foram concluídos os serviços de terraplenagem e drenagem e estão avançados os trabalhos de pavimentação e paisagismo.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba